A capacidade energética da Ucrânia está abalada em meio à ataques da Rússia, o que pode levar a um desastre humanitário durante o frio inverno da região, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde). Em meio ao problema, o presidente ucraniâno Volodymyr Zelenskiy solicitou que a população economizasse energia elétrica.
– FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
Até o fim de março de 2022, diversas cidades, incluindo a capital Kiev, podem enfrentar cortes de energia caso os ataques com mísseis russos não cessem. A operadora da rede nacional de energia do país, Ukrenergo, classificou os danos causados como “colossais” em meio às quedas de temperatura, que devem cair para até -20ºC durante os meses de inverno.
Em contrapartida, a Rússia segue atacando instalações de energia ucranianas de maneira estratégica. A atitude foi classificada como “ataques terroristas” pelo presidente ucraniano. O chefe da Yasno, empresa que fornece energia para Kiev, indicou que os civis estoquem cobertores, roupas quentes e se preparem para longos períodos sem acesso à eletricidade.
Direto da Redação
Henrique Amaral – TV HORTOLÂNDIA
Emissora Rede Brasil de Televisão
Imagem ilustrativa: Margarita Marushevska/Unsplash