Na manhã desta quarta-feira, 2 de agosto, a Polícia Federal efetuou a prisão de Walter Delgatti Neto, acusado de ser o hacker responsável por vazar conversas do ex-juiz Sérgio Moro e ex-integrantes da Operação Lava Jato, incluindo Deltan Dallagnol. Durante a operação denominada 3FA, a corporação também realizou buscas em endereços associados à deputada federal Carla Zambelli.
Os principais alvos da Operação 3FA são Walter Delgatti Neto e Carla Zambelli. A investigação visa apurar a invasão supostamente realizada nos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), com a inserção de documentos e alvarás de soltura falsos no Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP).
Ao todo, foram cumpridas cinco ordens de busca e apreensão, sendo duas em São Paulo e três no Distrito Federal. Os crimes investigados incluem invasão de dispositivo informático e falsidade ideológica.
De acordo com a PF, os delitos ocorreram entre 4 e 6 de janeiro, quando 11 alvarás de soltura de presos, por diferentes motivos, e um mandado de prisão falso contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), teriam sido inseridos no sistema do CNJ. Essas ações teriam sido realizadas após uma invasão criminosa aos sistemas do CNJ, utilizando credenciais falsas obtidas de maneira ilícita.
Inicialmente, o inquérito foi aberto na Justiça Federal para investigar a invasão ao sistema do CNJ, mas acabou sendo remetido ao STF após indícios de possível envolvimento de uma pessoa com prerrogativa de foro, no caso, a deputada Carla Zambelli.
A denominação ‘3FA’ da Operação refere-se à autenticação de dois fatores, que exige duas formas de identificação para acessar recursos e dados.
O ministro da Justiça, Flávio Dino, comentou a ofensiva em sua conta no Twitter, ressaltando a ação em defesa da Constituição e da ordem jurídica, e informando que a Polícia Federal estava cumprindo mandados judiciais relacionados a invasões ou tentativas de invasões de sistemas informatizados do Poder Judiciário da União, em meio aos ataques às instituições.
O espaço está aberto para eventuais manifestações de Walter Delgatti Neto e Carla Zambelli.
Direto da Redação
Henrique Amaral – TV HORTOLÂNDIA
Emissora Rede Brasil de Televisão
Imagem: Reprodução/Redes Sociais