Homem morre após sofrer descarga elétrica no Vila América em Hortolândia

Homem que presta serviços de pintura em casa e salas comerciais morreu no final da tarde dessa quarta-feira (20) em Hortolândia após sofrer descarga elétrica. Ele chegou a ser socorrido pela Equipe Médica, mas chegou ao Hospital sem vida.

Matéria em atualização.

Como evitar a descarga eletrostática?

O aterramento é a forma mais comum e eficiente de evitar esses danos, mas outras medidas podem ser tomadas, como escolher um piso com isolamento, usar calçados com solado de borracha e não ter por perto objetos com alta concentração de cargas.

Os cuidados para prevenir a descarga eletrostática são fundamentais em qualquer montadora de placas eletrônicas. Isso ocorre porque os circuitos sensíveis são especialmente vulneráveis mesmo a pequenas descargas, por isso é necessário protegê-los. O cuidado precisa ser minucioso, já que muitas vezes o ser humano não é capaz de sentir o calor emanado pela descarga elétrica, mas as consequências podem ser irreversíveis para a placa.

Quais equipamentos evitam a descarga eletrostática?

Equipamentos especiais de segurança também são recomendados, hoje existem jalecos, calcanheiras e mantas que ajudam a proteger-se ou dissipar as cargas. Veja alguns exemplos:

  • Jaleco antiestático: é feito com fios de carbono agregados ao tecido e realiza a proteção contra a descarga eletrostática. Apesar de ser um bom aliado na prevenção, ele sozinho não é eficaz para a resolução do problema.
  • Calcanheiras dissipativas: Permitir a dissipação das cargas para o chão é um dos principais objetivos de quem deseja evitar a descarga eletrostática, por isso o uso de calcanheiras, ou uso de sapatos especiais, é uma das atitudes mais eficientes. Isso é importante porque a maioria dos calçados possui o solado de borracha, o que isola do contato com o chão e não permite a passagem das cargas.
  • Manta antiestática: É comum que o contato com a bancada forme o acúmulo de cargas. Por isso, usa-se nas estações de trabalho para permitir a dissipação da energia formada pelo operador.
  • Luvas antiestáticas: É indicada principalmente para quem trabalha fazendo a manutenção dos componentes eletrônicos. O corpo humano naturalmente produz descarga eletrostática pelo contato com a roupa, gordura das mãos, entre outros processos naturais. Esse equipamento evita o contato direto e impede que acidentes ocorram.
  • Pulseiras de aterramento: Um modo mais moderno de evitar a descarga eletrostática é por meio do uso de pulseiras. Elas possuem filamentos condutivos que levam a energia do usuário para o sistema de aterramento, evitando que o dano no equipamento ocorra.


Direto da Redação

TV HORTOLÂNDIA

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS DA NOSSA CIDADE

Compartilhe com um amigo: