Hortolândia cria grupo de trabalho, contra abusos a crianças

Cerca de 180 pessoas participaram do Seminário Intersetorial da Rede de Prevenção e enfrentamento à Violência Sexual Infantil, na última sexta-feira (25), no Auditório Andrea Borelli, no Remanso Campineiro.

A ação teve a finalidade de apresentar os números atuais registrados na cidade, além das ações de prevenção. Estiveram presentes várias secretarias municipais e representantes do Poder Judiciário. Foi divulgado nesse evento que a maioria das vítimas de violência sexual infantil em Hortolândia, são meninas na faixa etária de 10 a 14 anos. 

Em 2019 a Prefeitura de Hortolândia criou o Grupo de Trabalho, GT da Saúde, que visa o monitoramento e discussões de casos relacionados, foi implantado o novo fluxo municipal de atendimento a vítimas de violência sexual.

A prefeitura fez uma parceria com o Conselho Tutelar e com o CMDCA- Conselho Municipal dos direitos da Criança e Adolescente, e vem realizando ações educativas, preventivas e de capacitação para trabalhos relacionados ao assunto.

Os dados sobre violência sexual infantil foram compilados a partir do levantamento feito pela Secretaria de Segurança através de BOs (Boletins de Ocorrência) referentes a estupros de crianças e adolescentes registrados pela Polícia Civil entre 2014 e 2018. 

Durante o período, foi registrado um total de 94 BOs. Os dados revelam que 86% das vítimas são do sexo feminino. Nos 94 BOs registrados, 48 vítimas são da faixa etária de 10 a 14 anos, e 17 têm idade entre 5 a 9 anos.


Direto da Redação


TV Hortolândia

Compartilhe com um amigo: