Com tempo mais frio, além de oferecer acolhimento provisório, equipes da Prefeitura distribuem cobertores aos que escolhem permanecer na rua
Com a queda brusca nas temperaturas para até seis graus Celsius, prevista para esta terça-feira (17/05), a Prefeitura de Hortolândia intensifica a busca ativa de pessoas em situação de rua. Feita a abordagem, quem aceita ajuda é levado para acolhimento provisório; quem não aceita, recebe cobertores. A Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social estima que, atualmente, há 160 pessoas nesta condição na cidade, sendo 150 homens e 10 mulheres.
O poder público conta com serviços específicos para este público, vinculados à rede de assistência social. Um deles é o abrigo provisório, localizado na Rua Francisco Guimarães de Oliveira, 40, no Remanso Campineiro, onde há 40 vagas disponíveis. Outro é a Casa de Passagem, para pessoas em processo migratório, que fica na Rua José Cavalcante, 204, na Vila Real, que conta com 20 vagas. Em ambos, há vagas para homens e mulheres.
Para ampliar o atendimento a este segmento populacional e deixá-lo conforme o que preconiza o SUAS (Sistema Único de Assistência Social), a Administração Municipal abriu chamamento público. O processo já está em andamento, com previsão de conclusão em até 45 dias. Com isso, o município criará o Abrigo Institucional para Pessoas em situação de rua, com 30 vagas, e a Casa de Passagem, com 50 vagas.
Prefeitura lança nesta quinta-feira (19/05) Campanha do Agasalho
A Campanha do Agasalho 2022 começa oficialmente no dia 19 de maio. Neste ano, o Dia “D” de arrecadação será no dia 28 de maio, das 8h às 17h, na Secretária Municipal de Serviços Urbanos, localizada na rua Capitão Lourival Mey, 869, no Remanso Campineiro.