Hortolândia: ligação irregular de esgoto provoca danos e contaminação do meio ambiente

Prefeitura de Hortolândia reforça para a população evitar fazer ligação irregular de esgoto; essa prática provoca problemas ambientais que podem afetar a saúde de todos

Você quer viver em uma cidade limpa, com muito verde e recursos naturais preservados? Então, colabore e faça sua parte! A Prefeitura de Hortolândia reforça a orientação para a população evitar fazer ligações irregulares de esgoto em suas residências.

A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável ressalta que o descarte de resíduos na rede de águas pluviais por meio de ligação irregular de esgoto provoca danos ao meio ambiente, como a contaminação de córregos e lagoas existentes no município. Com isso, ocorre a mortandade de peixes e da fauna aquática, bem como a proliferação de aguapés e mau cheiro. 

“Por isso, é importante contarmos com a participação da população. Cada um deve fazer sua parte para protegermos os recursos hídricos do município. Reforçamos a orientação para que os moradores verifiquem se em suas casas há ligação irregular de esgoto”, salienta a diretora do Departamento de Licenciamento Ambiental e Gestão de Resíduos, Elaine Cristina de Sousa.    

A população pode fazer denúncias de ligações irregulares de esgoto por meio do aplicativo Agenda Verde, que pode ser baixado nas plataformas Google Play ou App Store pelo celular da pessoa. A identidade do denunciante é mantida em sigilo. A denúncia também pode ser feita pelo telefone (19) 3897-9800 da Secretaria de Serviços Urbanos. Caso a ligação de irregular de esgoto seja constatada, o morador ou o dono do imóvel recebe notificação da Prefeitura.

NOTIFICAÇÃO

A Secretaria de Serviços Urbanos, com apoio da Secretaria Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), realiza constantemente ações de vistoria e de orientação sobre ligação irregular de esgoto em imóveis residenciais ou comerciais em diferentes regiões da cidade. De acordo com a Secretaria de Serviços Urbanos, as equipes encontram por semana, de 15 a 20 ligações irregulares.

Além disso, a Secretaria de Serviços Urbanos, em parceria com a Sabesp, realiza regularmente limpeza, desobstrução e manutenção (foto) da rede de águas pluviais. O trabalho é necessário para evitar rompimento das tubulações nas redes, problema que causa vazamentos, infiltrações, erosões e buracos no solo, além de prejudicar residências. No mês passado, as equipes encontraram restos de materiais de construção em bueiros na região do Jardim São Jorge.

A Prefeitura de Hortolândia reforça que, atualmente, o município já conta com 99% de esgoto coletado, sendo que 100% é tratado.

Imagem e informações: Prefeitura de Hortolândia

Compartilhe com um amigo: