Ícone do site TV Hortolândia

Hortolândia realiza campanha de castração de cães e gatos

Tutores deverão fazer inscrição no site da Prefeitura a partir desta quinta-feira (07/04), às 8h30

Quem tem cão ou gato considera seu animalzinho um membro da família. Afinal, ele é o companheiro que está sempre ao seu lado, por isso merece ser bem cuidado. Uma medida benéfica para a saúde dos pets é fazer a castração. Para estimular tutores a praticarem a guarda responsável de animais, a Prefeitura de Hortolândia promove mais uma campanha de castração para cães e gatos. Os tutores deverão fazer inscrição no site da Prefeitura (CLIQUE AQUI), nesta quinta-feira (07/04), a partir das 8h30. 

Para fazer a inscrição, os tutores devem morar na cidade e ter o Cartão Cidadão. De acordo com o DPBEA (Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal), órgão da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, serão castrados 823 animais. Assim que esse número for atingido, as inscrições serão encerradas. O atendimento nos dias da campanha será feito por ordem de chegada. 

A campanha começará neste domingo (10/04) na EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Jardim Boa Esperança. O órgão informa que as inscrições para esse dia já estão fechadas, uma vez que o órgão realizou ação casa a casa com tutores de animais que moram na região.

Depois, a campanha acontecerá na próxima segunda-feira (11/04), das 8h às 15h, no Parque Socioambiental Irmã Dorothy Stang. Os tutores deverão entrar no local pela rua Antonio Camilo, s/nº. A campanha prosseguirá nas próximas terça e quarta-feira (12 e 13/04), também das 8h às 15h, na sede do DPBEA, localizada na rua Athanásio Gigo, 60, Chácara Recreio 2000. 

Também durante a campanha, o Núcleo de Educação Ambiental, órgão também da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, fará ação de orientação com os tutores sobre os temas guarda responsável e abandono de animais. 

O diretor do órgão, Vanderlei Fernando de Azevedo, orienta os tutores que, para a castração, os animais deverão estar de quatro a oito horas em jejum de água e alimento. O diretor explica que os felinos serão os primeiros a serem castrados por terem um temperamento mais sensível. “Em razão dos animais estarem em jejum para a operação de castração, os gatos são mais sensíveis. Por isso, eles são castrados primeiro. Já os cães, por serem mais resistentes, são castrados depois”, ressalta Azevedo. 

O diretor salienta que a castração é uma importante medida preventiva para a saúde dos pets, pois evita que eles tenham doenças. A castração também evita que o animal tenha crias que, porventura, o tutor não possa cuidar, evitando assim o abandono de animais. O diretor lembra que o abandono de animais é considerado crime.

Compartilhe com um amigo:
Sair da versão mobile