A cidade de Hortolândia tem o menor índice de área com floresta nativa entre as 10 maiores cidades da região de Campinas.
Segundo o balanço do Mapbiomas, um projeto de mapeamento anual da cobertura e uso do solo no Brasil. De acordo com o balanço, o município tem 4,1 mil hectares de infraestrutura urbana para apenas 70 hectares de formação florestal.
As duas outras cidades da região com menos pontos de floresta são Sumaré (SP), com 5 mil hectares de construção e 281 de área de formação florestal, e Santa Bárbara d’Oeste, que tem 501 hectares de bioma nativo para 3,5 mil de urbanização.
De acordo com o Mapbiomas, as consequências em cidades com poucos pontos de florestas são a perda da diversidade, o ar seco e o aumento da sensação de calor.
As florestas nativas são um bioma específico que não aumentam com a plantação de poucas árvores ou criação de áreas verdes nos municípios.
Segundo a Prefeitura de Hortolândia até 2020, a intenção da administração é plantar 100 mil mudas de árvores, sendo que 66 mil já foram plantadas. A ação faz parte de um programa do governo estadual que visa a recuperação de nascentes e matas ciliares.
Direto da Redação
Ivan Araujo
TV Hortolândia