A Prefeitura Municipal De Hortolândia, por meio da Secretaria De Saúde, confirmou nesta Quarta-Feria (24), primeiro caso de sarampo na Cidade, após uma década.
A paciente é uma mulher, menor de 18 anos de idade, que já esta em tratamento, e seu estado de saúde é considerado estável.
A Prefeitura junto com a Secretaria de Saúde, tem realizado bloqueio da doença, e alerta sobre a importância da vacinação.
“Toda a população precisa estar imunizada para que a doença não volte ao município. Uma doença volta porque encontrou espaço em pessoas que não se imunizaram. O recomendável é receber a imunização quando se é criança, pois assim a pessoa não transmite o vírus causador da doença”, ressalta a secretária de Saúde, Odete Carmem Gialdi.
De acordo com informações do Ministério da Saúde, o Sarampo é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, grave, que pode ser transmitida pela fala, tosse e espirro, mas que pode ser prevenida pela vacina. Pode ser contraída por pessoas de qualquer idade. As complicações infecciosas contribuem para a gravidade da doença, particularmente em crianças desnutridas e menores de um ano de idade.
O Sarampo caracteriza-se pelo surgimento de manchas vermelhas, inicialmente no rosto e atrás das orelhas, e depois se espalham pelo corpo. Dentre os principais sintomas estão febra alta, acima de 38,5°C, dor de cabeça, tosse, coriza, conjuntivite e o surgimento de manchas brancas na mucosa bucal que antecede, entre um a dois dias, o surgimento das manchas vermelhas. Em 2016, o Brasil recebeu, da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), o certificado de erradicação da doença.