Inaugurado neste sábado (10) novo prédio da UBS Santa Clara.

A obra de adequação do novo prédio da UBS (Unidade Básica de Saúde) Santa Clara está pronta e a Prefeitura inaugura o novo espaço neste sábado (10/08), às 10h. O novo endereço da unidade é rua dos Estudantes, nº 415, no Jd. do Bosque. A nova UBS Santa Clara terá capacidade de realizar 3.300 consultas por mês, atendendo uma área de abrangência de 31 mil pessoas. Para a inauguração, a Secretaria de Mobilidade Urbana reforça a sinalização de trânsito na região, com pintura de solo.

Na manhã desta sexta-feira (9/8), o prefeito Angelo Perugini acompanhou os trabalhos finais para inauguração da UBS Santa Clara. Também conversou com os servidores que vão trabalhar na unidade de saúde. “A UBS Santa Clara está de casa nova. Mas o segredo para o bom atendimento à população está no coração, no espírito renovado de cada um de vocês. Amar o que faz nos ajuda a superar os desafios e enxergá-los como uma oportunidade para melhorar cada vez mais. Tenho certeza que vocês vão atender a população da melhor forma, com muita alegria no coração”, afirmou o prefeito aos trabalhadores.

Moradores dos seguintes bairros serão beneficiados com a abertura da nova unidade: Jardim do Bosque, Jardim Everest, Jardim Flamboyant, Green Park Residence, Jardim Mirante, Jardim Nova Alvorada, Jardim Santa Amélia, Jardim Santa Clara do Lago I, Jardim Santa Rita de Cássia, Jardim Santana, Parque dos Pinheiros, Parque Gabriel, Parque Odimar, Parque Residencial João Luiz, Parque Residencial Maria de Lourdes, Parque Santo André, Parque São Miguel, Remanso Campineiro, além de parte do bairro Jd. das Paineiras, com atendimento dos moradores das ruas Alberto Gomes, Geraldo Denadai, Joaquim Aparecido Bruno, Joaquim Aparecido de Oliveira, Luiz Camilo de Camargo, Orestes Denadai e Pietro Rocchi.

O espaço conta com onze consultórios, sala para acolhimento, sala para vacinas, sala para medicação/observação, farmácia, três salas de espera, sala para atividades em grupos, entre outros espaços. Como o prédio conta com pavimento térreo e mais dois andares, a unidade tem elevador para possibilitar acessibilidade de pessoas com mobilidade reduzida.

A transferência dos moradores dos bairros Remanso Campineiro e parte do Jd. das Paineiras para atendimento no novo localatende uma antiga reivindicação da população: antes, estas pessoas eram atendidas na UBS Nova Hortolândia. São cerca de 5,4 mil pessoas, cujos prontuários já estão em transferência para a UBS Santa Clara.

O atendimento ao público inicia na segunda-feira (12/08), data na qual a unidade retomará, ainda, a agenda diária para coleta de exames laboratoriais. Com a solicitação em mãos, o paciente pode agendar as coleta do exame de segunda a sexta-feira, na própria UBS. Outro exame que pode ser realizado na UBS Santa Clara é o eletrocardiograma, que mede a atividade elétrica do coração.

PIC

A inauguração do novo prédio da UBS Santa Clara faz parte das ações da Prefeitura de Hortolândia para a reestruturação do sistema de saúde na cidade, que incluem a reforma e ampliação do Hospital Municipal, a reforma de UBSs, a abertura de farmácias em todas as unidades de saúde, entre outras melhorias que resultarão em mais qualidade no atendimento prestado aos munícipes. Estas intervenções fazem parte do PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento), conjunto de mais de 100 obras e serviços, com objetivo de promover o desenvolvimento urbano, ambiental, social e humano para que Hortolândia cresça com planejamento e sustentabilidade nos próximos 30 anos.

O início da reforma do Hospital Mario Covas está prevista para outubro. A licitação para contrata empresa responsável pela obra foi publicada nesta quinta-feira (08/08). Serão investidos R$ 12,5 milhões na reestruturação do hospital, que incluirá intervenções desde a fachada até as instalações internas, ação que garantirá a ampliação de 62 para 100 leitos, incluindo 10 vagas de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) adulto. Entre os novos serviços que serão oferecidos está o exame de tomografia, medida que colaborará para agilizar o diagnóstico dos pacientes. Com isso, o hospital terá uma mudança de perfil e passa a ser considerado de média complexidade, com maior capacidade de resolutividade, uma vez que pacientes que antes precisavam ser transferidos para outros hospitais da região serão atendidos em Hortolândia. Esta será a primeira grande reforma no Hospital Municipal, construído há 15 anos para atender uma população estimada em 160 mil habitantes, na época.

Compartilhe com um amigo: