Na última terça-feira (3), o secretário municipal de Educação de Hortolândia, Fernando Moraes, apresentou as iniciativas de transformação da educação básica no município diretamente ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em Brasília. Durante a audiência no Palácio do Planalto, Moraes destacou os resultados alcançados pela rede municipal, que atende cerca de 26 mil alunos.
O reconhecimento das boas práticas de Hortolândia no Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização, do Ministério da Educação (MEC), motivou o encontro. O município conquistou o Selo Ouro, parte do programa Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), que premia políticas de alfabetização exemplares. O presidente Lula elogiou os avanços promovidos pela gestão do prefeito Zezé Gomes.
Entre em canal do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
“Hortolândia demonstra um forte compromisso com uma educação inclusiva e de qualidade, garantindo que todas as crianças aprendam a ler e escrever”, afirmou Fernando Moraes.
Com um currículo próprio reconhecido internacionalmente e destaque no congresso no Canadá, Hortolândia também superou as médias estadual e nacional no IDEB, atingindo a nota 6,4. Moraes destacou a valorização da literatura nacional e presenteou o presidente Lula com seu livro, A Alma Secreta das Palavras, lançado recentemente em Campinas.
Impressionado com os resultados, o presidente Lula orientou o ministro da Educação, Camilo Santana, a organizar uma visita técnica à cidade. O Departamento de Educação Básica (DEB) do MEC estudará as práticas de Hortolândia para replicá-las em outras regiões do Brasil.
“Ouvir o presidente reconhecer nosso trabalho como referência nacional foi emocionante. Estamos prontos para receber o MEC em 2025, fortalecer parcerias e compartilhar nossas práticas para melhorar a educação no país”, concluiu Moraes.
Direto da Redação
TV HORTOLÂNDIA