Ícone do site TV Hortolândia

Lula prioriza luta contra a fome em agenda internacional

Ricardo Stuckert/PR

O presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva defendeu, durante viagem oficial à Espanha, nesta quarta-feira (26), a erradicação da fome e da pobreza como prioridade na agenda internacional. Em discurso durante um almoço oferecido pelo rei Felipe VI, no Palácio Real, em Madri, Lula mencionou a cooperação entre os dois países, a necessidade de preservação da paz e a guerra entre a Rússia e Ucrânia.

– FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)

 

Segundo o presidente, brasileiros e espanhóis compartilham o compromisso com o desenvolvimento sustentável, transições energéticas e ecológicas. Ele enfatizou a urgência de proteger o meio ambiente e combater as mudanças climáticas. Lula também reforçou a importância de recolocar a erradicação da fome e da pobreza como prioridade no centro da agenda internacional.

O presidente brasileiro ainda condenou a invasão da Ucrânia pela Rússia, enfatizando a importância do diálogo e da busca por saídas diplomáticas. Para Lula, a guerra no coração da Europa é uma tragédia para a humanidade e o mundo precisa de paz e solidariedade.

Lula defende a criação de um grupo de países neutros para negociar o fim do conflito entre Rússia e Ucrânia. Em sua viagem à China, no início deste mês, ele criticou os Estados Unidos e países da União Europeia por estarem “incentivando a guerra” com o fornecimento de armas aos ucranianos. Na Europa, o presidente reafirmou seu apoio à solução negociada para a paz na Ucrânia.

Lula está em viagem oficial à Europa desde sexta-feira (21). A agenda começou por Portugal e, na terça-feira (26), a comitiva brasileira desembarcou em Madri. Na capital espanhola, o presidente se reuniu com lideranças sindicais e participou de um fórum de empresários. Ele lembrou que a Espanha é o segundo maior investidor estrangeiro no país, atrás dos Estados Unidos, e que o Brasil abriga mais de mil empresas espanholas em diversos setores.

No final da tarde, a comitiva brasileira embarca de volta ao Brasil, com previsão de chegada a Brasília às 22h30.

Direto da Redação

Henrique Amaral – TV HORTOLÂNDIA

Emissora Rede Brasil de Televisão
Imagem: Ricardo Stuckert/PR

Compartilhe com um amigo:
Sair da versão mobile