A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta terça-feira (18), a décima fase da Operação Lesa Pátria, com o objetivo de identificar pessoas envolvidas nos ataques golpistas ocorridos em 8 de janeiro de 2023. Naquela data, apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro invadiram e depredaram as sedes dos Três Poderes, em Brasília, por discordarem do resultado das eleições de outubro de 2022. A PF identifica aqueles que “participaram, financiaram, omitiram-se ou fomentaram” as ações.
– FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
De acordo com a PF, o Supremo Tribunal Federal determinou 16 mandados de prisão preventiva e 22 mandados de busca e apreensão em oito estados brasileiros: Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo e Distrito Federal. Os investigados são suspeitos de cometer os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.
A PF informou que a Operação Lesa Pátria continua em andamento, com atualizações periódicas sobre o número de mandados judiciais expedidos, pessoas capturadas e foragidas. Além disso, a polícia abriu um canal de denúncias para identificar pessoas envolvidas nos atos golpistas. As denúncias podem ser enviadas para o e-mail [email protected].
Direto da Redação
Henrique Amaral – TV HORTOLÂNDIA
Emissora Rede Brasil de Televisão
Imagem: Joedson Alves/Agência Brasil