A foto da capa mostra sofás e móveis jogados em um lote baldio. Moradores ainda não entenderam que a cidade de Hortolândia é a única com mais de 20 pontos de coleta de resíduos.
O descarte irregular de materiais recicláveis, lixo e entulho podem causar alagamentos na área urbana do município
O descarte irregular de lixo e entulho é um dos maiores vilões nesta temporada de chuvas de verão. O crime ambiental, além de sujar a cidade e atrair animais peçonhentos às residências, podendo levar doenças à população, também é o principal causador de alagamentos na área urbana, uma vez que materiais como garrafas pet e embalagens plásticas podem entupir bueiros e dificultar o escoamento da enxurrada. Para evitar este tipo de ocorrência, a Administração Municipal disponibiliza PEVs (Pontos de Entrega Voluntária) e LEVs (Locais de Entrega Voluntária de Recicláveis), espaços públicos, com cerca e portaria, onde a população pode descartar corretamente resíduos recicláveis e reaproveitáveis. Confira os endereços abaixo.
De acordo com o Departamento de Serviços Urbanos da Prefeitura de Hortolândia, materiais de todos os tipos como madeira, restos de construção civil e móveis velhos, por exemplo, quando jogados em espaços públicos e áreas verdes, de forma ilegal, são levados pela correnteza após a queda das fortes chuvas e junto com o grande volume de água acumulado, acabam entupindo as redes de águas pluviais, prejudicando a vazão e causando os alagamentos, como os registrados nos últimos dias na cidade.
Nos pontos de descarte, os moradores podem depositar, gratuitamente, materiais como entulhos de construção, isopor, plástico PET, sofás, colchões velhos, o chamado “lixo eletrônico”, dentre outros. “Ao realizar o descarte correto destes materiais, o cidadão está preservando a própria saúde e a saúde de sua família e de outras pessoas, além de contribuir com o meio ambiente e ajudar a evitar o aparecimento de alagamentos, como as que tivemos nos últimos dias aqui em Hortolândia. É gratuito e sem burocracia, vale a pena realizar esta ação correta”, observa o diretor do Departamento de Serviços Urbanos, Renato Sarto.
PEVs
Os seis PEVs abrem diariamente, de domingo a domingo, inclusive nos feriados, das 8h às 12h e das 13h às 18h. Já outros dois espaços, localizados no Jardim Orestes Ôngaro e Jardim Santiago, estão dentro de órgãos públicos (respectivamente o Aterro de Inertes e a Administração Regional), e funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h.
Nos PEVs é proibido o descarte de lixo orgânico, resíduos industriais e provenientes dos serviços de saúde. No caso dos resíduos de construção, a quantidade de descarte é limitada a 1m³ por pessoa mensalmente (1.300kg, ou seja, cerca de 26 sacos de 50kg ou o volume de uma caixa d’água de 1.000 litros).
LEVs
Os LEVs são apropriados para o descarte correto de garrafinhas plásticas ou de vidro, pratinhos, garfinhos, caixas de papelão, papéis em geral e outros materiais recicláveis de pequeno porte que, se descartados irregularmente, também se tornam grandes vilões do meio ambiente durante a temporada das chuvas de verão.
Os 12 LEVs são distribuídos em diversas regiões da cidade e o descarte correto pode ser realizado a qualquer hora do dia ou da noite.
MAIS AÇÕES PELO MEIO AMBIENTE
A Prefeitura de Hortolândia mantém, ainda, o programa de coleta seletiva porta a porta, que atende cerca de 20 mil famílias, em 28 bairros de Hortolândia, o que representa aproximadamente 20% dos 114 bairros do município. São eles: Jd. Firenze, Pq. Ortolândia, Jd. Novo Cambuí, Jd. das Figueiras, Jd. São Sebastião, Loteamento Adventista Campineiro, Jd. Rosolen, Jd. Santa Izabel, Jd. Sumarezinho, Jd. Adelaide, Terras de Sto. Antonio, Jd. Lírio, Jd. Paulistinha, Vila Ipê, Sta. Esmeralda, Chácaras Assay, Jd. N. Sra de Fátima, Jd. Ricardo, Jd. N. Sra de Lourdes, Chácaras Fazenda do Coelho, Jd. São Benedito, Jd. Sta. Cândida, Jd. N. Sra. da Penha, Jd. Viagem, Jd. Sto. Antônio, Pq. Gabriel, Pq. São Miguel e Remanso Campineiro.
ENDEREÇO DOS PEVs
• PEV 1 – Auxiliadora
Rua Antônio João de Amorim, esquina com a Rua Sebastiana Oliveira da Silva
• PEV 2 – Adelaide
Rua Paulo Roberto Soares (Antiga 9), esquina com a Rua Benedito Macedo
• PEV 3 – Parque Gabriel
Avenida Joaquim Martarolli, 2005
• PEV 4 – Interlagos
Rua Rio Tapajós (Antiga Rua 5)
• PEV 5 – Vila Real
Rua Orlando Cavalcante, esquina com a Rua Joaquim Gregório de Moraes
• PEV 6 – Jardim Amanda
Rua Augusto dos Anjos, s/n
• PEV 7 – Pq. Orestes Ôngaro
Rua Rio Pardo (antiga Rua 13), 50
PEV 8 – Jd. Santiago
Rua João Joaquim Calixto, 230
ENDEREÇO DOS LEVs
1. LEV Pq. Ortolândia – Praça Vereador José Costa Camargo, na Rua Pastor Germano Ritter, próximo à Sabesp, no Parque Ortolândia
2. LEV Jd. Firenze – Rua Treviso, em frente à Rua Napoli
3. LEV Amanda – Rua Osvaldo de Andrade, esquina com a Rua Francisco Glicério, em frente ao Colégio Alternativo
4. LEV Centro – Parque Socioambiental Chico Mendes, Av. Olívio Franceschini, s/n, Remanso Campineiro
5. LEV bairro Mirante – Rua Pedro Pereira dos Santos, esquina da E.E. Jd. Santa Clara do Lago
6. LEV Lago da Fé – Avenida Wesley Dias Rodrigues, no Jd. Nova Alvorada
7. LEV Vila Real – Av. São Francisco de Assis, na Praça da Paróquia Nossa Senhora do Rosário
8. LEV Jd. Santa Esmeralda – Rua Turmalina, em frente a Emeief Jd. Santa Esmeralda
9. LEV Jd. Nossa Senhora de Fátima – Rua Cícero Ramos Meira, na “Praça do Doceiro”
10. LEV Jd. Rosolen – Rua Marcelina Ramos Meira (Próximo ao Santander)
11. LEV Jd. jardim Nossa Senhora de Fátima/Rosolen – Rua Armelinda Espúrio da Silva, 785 (dentro da Emeb Josias da Silva Macedo)
12. LEV São Sebastião – Rua Pastor Ernesto Roth, 705, Loteamento Adventista Campineiro divisa com Residencial São Sebastião