Foto: Prefeitura de Hortolândia
O mutirão diário de zeladoria, limpeza e poda do mato, realizado desde o início da semana pela Prefeitura de Hortolândia, já beneficiou 12 bairros até esta quarta-feira (26/08). A poda do mato e a limpeza foram realizadas em ruas, avenidas, canteiros centrais, áreas verdes e espaços públicos no Remanso Campineiro e nos jardins Santiago, Nova Europa, Primavera, Minda, Malta, Adelaide, Terras de Santo Antônio, além do Parque Ortolândia e Vila Real.
No Jardim Amanda, as equipes da Administração Municipal realizaram a pintura das guias nas avenidas Tarsila do Amaral e Anita Garibaldi. O mesmo serviço também aconteceu no Parque Ortolândia, na rua Stefano Galusni. O trabalho permanece nos próximos dias em outras regiões da cidade.
“Estas ações são permanentes e continuam. O objetivo é manter a cidade limpa e evitar focos de doenças como a Dengue ou outras transmitidas por animais peçonhentos, além de queimada e incêndios que acontecem com acúmulo de matéria orgânica ou descartes irregulares de objetos”, afirma o secretário de Serviços Urbanos, Francisco Raimundo da Silva.
Descarte irregular é crime e provoca incêndio
O descarte irregular de lixo, entulho e resíduos é crime ambiental sujeito a multa, em Hortolândia. De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, quem quiser ajudar na identificação de pessoas e veículos que praticam crime ambiental pode enviar fotos e textos para o aplicativo do Programa Agenda Verde, disponível para download gratuito, nas plataformas Google Play ou App Store. A identidade dos denunciantes é mantida em sigilo.
“Precisamos da colaboração da população para não descartar irregularmente lixo, entulho e outros resíduos nas ruas, avenidas, praças, parques e áreas verdes da cidade. Este tipo de crime ambiental dificulta que o trabalho de limpeza e poda do mato seja realizado”, afirma Silva.
*Com informações da Prefeitura de Hortolândia