A Prefeitura de Hortolândia realiza diariamente serviços de limpeza e poda do mato em todos os espaços públicos da cidade. Nesta semana, o foco está no canteiro central, áreas verdes e nos arredores das unidades de saúde no Jardim Amanda. As equipes da Secretaria de Serviços Urbanos estão distribuídas em diferentes pontos do bairro para concluir as ações. Além disso, outras regiões também estão recebendo serviços de zeladoria, visando o desenvolvimento inteligente e sustentável, e deixando a cidade mais limpa e bonita.
– FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
A poda do mato foi realizada em áreas verdes na Vila Real, no Parque dos Pinheiros, próximo à Delegacia de Polícia e ao longo do Viário Santa Fé. Também foi feito um mutirão de limpeza em vias do Jardim Nossa Senhora Auxiliadora, região central e nos bairros próximos ao Jardim Nossa Senhora de Fátima. Segundo o secretário adjunto de Serviços Urbanos, Marcos Panício, conhecido como Mercadão, essa intensificação da zeladoria faz parte das novas diretrizes do sistema renovado, que tornam a limpeza de espaços públicos, ruas e avenidas de Hortolândia mais eficaz.
Além das atividades diárias de limpeza e zeladoria, agora há um caminhão pipa que molha as plantas e flores das praças e espaços públicos durante a noite. Também é realizada a lavagem das ruas e avenidas conforme necessidade, seguindo um cronograma estabelecido. Algumas áreas que estão recebendo esse novo serviço são a rua Luiz Camilo de Camargo, Praça da Neuza, Parque Socioambiental Renato Dobelin, rotatória do Supermercado São Vicente, avenida São Francisco de Assis próximo ao supermercado Pague Menos, avenidas Tarsila do Amaral e Cora Coralina, no Jardim Amanda, rua Mariza de Souza Fernandes, na Vila Real, e ao lado do Condomínio Residencial Green Park.
A Secretaria de Planejamento Urbano e Desenvolvimento Sustentável informou que foram instalados novos contêineres azuis, substituindo as tradicionais lixeiras. Esses contêineres possuem informações sobre o tipo de material que pode ser descartado neles, além daqueles que não são recomendados para o descarte. Eles seguem requisitos sanitários para evitar a proliferação de animais peçonhentos, possuem capacidade de mil litros de armazenamento cada e são higienizados automaticamente uma vez por mês. Cada unidade é rastreada por GPS, e caso ocorra vandalismo ou furto, o equipamento é recolocado no local pré-determinado ou substituído em até dois dias.
A varrição mecanizada é realizada em dois mil quilômetros de vias com o uso de equipamentos apropriados. Essa forma de varrição é realizada por equipes da Prefeitura, aumentando a eficiência do serviço e garantindo a segurança dos trabalhadores, principalmente em avenidas movimentadas. De acordo com a Secretaria de Serviços Urbanos, a varrição mecanizada ocorre durante a noite para evitar problemas no fluxo do trânsito em 12 avenidas.
Direto da Redação
Henrique Amaral – TV HORTOLÂNDIA
Emissora Rede Brasil de Televisão
Imagem: Divulgação/Prefeitura de Hortolândia