Por muitos anos a fama de Hortolândia que há 20 anos tinha pouco mais de 100 mil habitantes era de uma cidade violenta por ter um presídio com capacidade para mais de 15 mil pessoas, ou seja, quase um quarto da população era carcerária e outra parte familiares desses presos.
Com o passar do tempo a realidade da cidade mudou e Hortolândia deixou de ser cidade dormitório e violência e passou a ser conhecida como a cidade do desenvolvimento, da economia vibrante e da tecnologia. Deixamos de ser uma das cidades mais inseguras do Estado de São Paulo e passamos a ter uma cidade com estrutura de segurança invejável.
Guarda Municipal equipada com câmeras de monitoramento e novas viaturas da Polícia Militar reforçaram a ideia de que apesar de não sermos uma cidade perfeita, estamos melhores do que antes. Entretanto no último mês uma onda de homicídios e execuções tem assustado a cidade. As investigações para cada crime são tratadas de forma individual, em alguns casos podem ser interpretados como acerto de contas, mas em outros há perguntas sem respostas. O que é certo afirmar é que nada justifica tirar a vida do próximo.
Por outro lado, apesar dos homicídios registrados, nenhum foi consequência de assalto, o que leva a crer que essas execuções podem partir do pressuposto de possíveis conflitos e ou rivalidades. Ainda é cedo para responder a tantas perguntas quanto a segurança, mas o que se pode compreender é que autoridades estão se esforçando ao máximo para entender cada crime e essas respostas certamente trarão certo alívio para cidade ainda mais quando os criminosos são presos.
Direto da Redação
TV HORTOLÂNDIA