Termina na próxima sexta-feira (17) o prazo para o pedido de isenção da taxa de inscrição no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2020. As notas do exame são utilizadas para o ingresso em faculdades públicas e privadas do país, através do programas Sisu (Sistema de Seleção Unificada), ProUni (Programa Universidade para Todos) e Fies (Financiamento Estudantil).
Quem tem direito?
- Beneficiados pela Lei Federal nº 12.799/2013: essa categoria é para estudantes de escolas públicas ou bolsistas integrais de colégios particulares que tenham renda familiar mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa.
- Inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico): os inscritos no CadÚnico são amparados pelo Decreto nº 6.135/2007, que concede isenção para participantes com renda familiar de meio salário mínimo por pessoa ou renda familiar total de até três salários mínimos. É preciso ter um Número de Identificação (NIS) válido para que a consulta seja feita na Receita Federal.
- Estudantes do 3º ano do Ensino Médio de escolas públicas, que ganham isenção automaticamente quando fazem a inscrição no Enem.
O resultado dos pedidos de isenção da taxa de inscrição será divulgado no dia 7 de maio. Vale lembrar quem os estudantes que conseguirem a isenção ainda deverão fazer a inscrição no Enem 2020, entre os dias 11 e 22 de maio.
Para solicitar a isenção no Enem 2020 e conferir mais informações sobre o processo acesse este LINK.