A Polícia Federal deflagra na manhã desta sexta-feira (3), a quarta fase da Operação Lesa Pátria, com o objetivo de identificar pessoas que participaram, financiaram ou fomentaram os fatos ocorridos em 8 de janeiro, em Brasília (DF), quando o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal foram invadidos por pessoas que destruíram os prédios e basicamente quase tudo o que havia dentro deles.
– FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
Foi cumprido um mandado de busca e apreensão em Hortolândia por uma equipe da Delegacia de Polícia Federal em Campinas. Além deste, foram expedidos pelo Supremo Tribunal Federal outros 13 mandados de busca e apreensão e três de prisão preventiva em outras cidades do estado de São Paulo, e também nos estados de Rondônia, Goiás, Espírito Santo, Mato Grosso e Distrito Federal.
Segundo a PF, os fatos investigados constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.
As investigações continuam em curso, e com isso a Operação Lesa Pátria se torna permanente, com atualizações periódicas acerca do número de mandados judiciais expedidos, pessoas capturadas e foragidas.
A PF pede a quem tiver informações sobre a identificação de pessoas que participaram, financiaram ou fomentaram os fatos ocorridos em Brasília em 8 de janeiro, que encaminhe a denúncia para o e-mail [email protected]