Polícia Federal de Campinas cumpriu um mandado de busca e apreensão na região do Alphaville, na manhã desta quarta-feira, como parte da Operação Metaverso, iniciada pela Polícia Federal de Rondônia.
– FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
A investigação é contra fraudes bancárias eletrônicas. Um total de R$ 18 milhões teriam sido desviados para contas de empresas e pessoas físicas para compra de criptomoedas com corretoras de outros países, para que a rastreabilidade fosse dificultada.
Essa quantia foi desviada de duas empresas, a partir do sistema bancário de uma instituição que fica em Porto Velho, capital de Rondônia. A fraude era tão bem organizada que a quadrilha conseguia acessar contas bancárias de outras empresas e transferia o dinheiro para outros Estados.
A Polícia Federal conseguiu identificar 30 pessoas físicas e jurídicas envolvidas na fraude, sendo que diversas empresas foram abertas apenas para receber o dinheiro do desvio. Depois, eram fechadas.
Em Campinas, foram apreendidos equipamentos digitais na casa do bairro Alphaville.
Os investigados vão responder por furto qualificado mediante fraude, organização criminosa e lavagem de dinheiro. As penas somadas podem ultrapassar 20 anos de reclusão.
Direto da redação, Tv Hortolândia com informações CBN Campinas