O prefeito Angelo Perugini formou uma comissão com moradores dos condomínios afetados pelo odor da Estação de Tratamento de Esgoto, localizada nas imediações do Condomínio Mônaco, para cobrar da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) uma solução para o problema. O prefeito fez a proposta de formar a comissão hoje à tarde, na Prefeitura, durante reunião com os moradores. O objetivo da Prefeitura é acabar com o mau cheiro que atrapalha a vidas pessoas que moram próximo à ETE. “Num primeiro momento, quem sofre sãos os moradores. Mas isso afeta a vida da cidade como um todo”, afirmou o prefeito.
*Na conversa com os representantes, Perugini lembrou a luta pela coleta e tratamento de esgoto em Hortolândia, que começou nos anos 1980 e culminou com manifestações populares no ano de 2006, em seu primeiro mandato. Na época, Hortolândia não tinha coleta de esgoto. No final de 2012, ao encerrar seu segundo mandato, a cidade dispunha de 95% de coleta e já tratava tudo que era coletado. “Nosso objetivo é acabar com o mau cheiro, e a Sabesp precisa resolver essa questão. Vamos dialogar com a direção local e, se for preciso, levaremos a questão para uma instância superior da empresa. Mas, pelo histórico da Companhia em relação à Hortolândia, acredito que resolveremos por aqui esse problema”, argumentou.
O grupo vai se reunir periodicamente para acompanhar as ações da empresa visando acabar com o mau cheiro que afeta os bairros. Além do próprio prefeito, participam da comissão os representantes dos moradores Erick Filzek, Sergio Gozzi, Marcelo Cristianini, Denilson dos Santos; os vereadores Clodoaldo Santos e João Pereira; e os secretários municipais Sergio Torrecillas e Carlos Augusto Cesar, o Cafu.
A comissão vai participar, amanhã, da reunião na qual a Sabesp fará com representantes dos moradores. A empresa vai explanar as medidas tomadas até então e qual o planejamento da empresa para detectar a real origem do mau cheiro.