As obras de adequação viária na avenida Santana, em realização pela Prefeitura de Hortolândia, entram na última fase, com ações de abertura do terceiro retorno, próximo da ponte sobre a Rodovia dos Bandeirantes. Outros dois retornos já foram implantados: um na altura do Parque Ortolândia, após o cruzamento com a rua Pastor Hugo Gegembauer, e outro, próximo do acesso ao condomínio Golden Park. Ambos servem para quem segue do Jd. Amanda sentido Centro poder retornar ao Jd. Amanda. Já o dispositivo em implantação permitirá o retorno no sentido oposto: para quem segue do Centro ao Jd. Amanda e deseja retornar à região central.
O objetivo de toda a obra de readequação viária é aumentar a segurança no trânsito e proteger a vida de motoristas e pedestres. De acordo com a Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, o serviço na avenida Santana está orçado em R$ 924.409,27, sendo parte do montante proveniente de emenda parlamentar da deputada federal Ana Perugini, no valor de R$ 585.434,03, e o restante contrapartida do município.
Outra obra já realizada dentro das ações de readequação viária é a criação de uma pista de desaceleração próximo ao condomínio Golden Park. O serviço recebe complementação com plantio de grama nos canteiros da avenida. Isso porque na configuração atual da avenida, com duas faixas de rolagem rápida, os motoristas que precisam acessar o condomínio reduzem a velocidade ainda na avenida, o que pode ocasionar acidentes.
O semáforo do cruzamento da avenida Santana com a rua Pastor Hugo Gegembauer também foi otimizado, graças à mudança de mão de direção na primeira quadra do Jd. Firenze, ação que possibilita maior fluidez do trânsito.
Todas as obras integram o PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento), que é um conjunto de mais de 100 obras e serviços, com objetivo de promover o desenvolvimento urbano, ambiental, social e humano para que Hortolândia cresça com planejamento e sustentabilidade nos próximos 30 anos.
Fonte: Prefeitura Municipal De Hortolândia