Durante coletiva de imprensa, prefeito Zezé Gomes apresentou uma série de ações a serem desenvolvidas ao longo deste ano
O prefeito José Nazareno Zezé Gomes apresentou, nesta quinta-feira (27/01), uma série de programas e projetos a serem desenvolvidos ao longo de 2022 pela Administração Municipal de Hortolândia.
De acordo com o prefeito, a primeira ação foi iniciada na sexta-feira (28/01) com a chegada do aparelho de tomografia computadorizada ao Hospital e Maternidade “Governador Mário Covas”. “O tomógrafo é um sonho de anos, cujo processo foi iniciado pelo saudoso prefeito Angelo Perugini e, que agora, tem continuidade em nossa Administração. O equipamento chegou, será montado e já acionamos a CPFL, pois há necessidade de instalação de transformador e gerador de energia próprio. A concessionária nos deu um prazo de 90 dias para que todo esse trabalho seja finalizado”, explicou.
O prefeito destacou que a demanda por exames de imagem, via tomógrafo, é de 400 diagnósticos por mês. O aparelho terá capacidade de realizar cerca de 4 mil exames por mês. Os exames excedentes serão oferecidos ao Governo do Estado para atendimento de pacientes da região. “Nossa capacidade ficará acima das nossas necessidades. Por esse motivo vamos propor ao Estado uma parceria e, assim, poder oferecer o serviço para outras pessoas que precisam e que moram na nossa região”, destacou Zezé.
Ainda na Saúde, o prefeito comentou que o Governo Municipal iniciará uma segunda etapa de obras no Hospital Municipal, com a criação de novos leitos, ampliação da estrutura do Pronto Socorro, reforma das Unidades Básicas de Saúde e melhorias no SAMU. “Vamos trabalhar nesses projetos e buscar recursos nas esferas estadual e federal, melhorando consideravelmente a atenção básica em nossa cidade”, disse.
Na segurança pública, o prefeito hortolandense destacou para esse ano a implantação de 24 câmeras OCR (Reconhecimento Óptico de Caracteres). O sistema é capaz de reconhecer placas de veículos furtados ou roubados e até mesmo fazer o reconhecimento facial de pessoas procuradas pela justiça. “Essas câmeras serão instaladas em pontos estratégicos do nosso município. É a tecnologia a favor da nossa segurança pública. Todo esse sistema estará integrado a nossa Central de Monitoramento, que deve ser entregue em maio, durante as comemorações de aniversário de Hortolândia”, explicou.
Em relação ao desenvolvimento de obras, Zezé Gomes destacou o lançamento do edital para a construção do novo Paço Municipal, na região da Ponte da Esperança. “Vamos deixar o aluguel e integrar nossas secretarias num único espaço. Além da construção do novo Paço Municipal, neste ano será iniciada a construção do viaduto do Nova Europa, ligando com o Parque Bandeirantes e com a Rodovia Anhanguera. Tem também o viaduto da Vila Real, sob a estrada de ferro, que está sendo pilotada pela Rumo Logística. E temos ainda o viaduto sob a SP-101, ligando o Rosolém ao Sumarezinho”, detalhou.
Além dessas obras, o prefeito destacou que em 2022 acontece a inauguração do Super Viário, que fará a ligação da Vila Real com a região sob a Ponte da Esperança, além de melhorias no trevo da EMS, onde será criado uma entrada direta da avenida da Emancipação para o viaduto ligando com a região do Rosolém. Zezé Gomes adiantou ainda que, neste ano, a região do Jardim Amanda receberá uma importante área de lazer, ligando o campo da mina até a lagoa do bairro. “O projeto está em fase final e o Jardim Amanda ganhará pistas de caminhada e ciclovia, áreas para academia ao ar livre, entre outras melhorias que garantirão mais lazer e qualidade de vida para a comunidade”, argumentou.
MUDANÇAS
O prefeito Zezé Gomes anunciou também a troca de quatro secretários municipais e mudanças no segundo escalão da Prefeitura. Entre os anúncios estão a chegada do ex-goleiro Gleguer Zorzin, que jogou no Guarani, Corinthians e Portuguesa, que assume a Secretaria de Esportes no lugar de Wilson José Amaral, que ocupava a vaga interinamente e passa a ser secretário adjunto de esportes. Ainda no esporte, o prefeito anunciou o professor de educação física, Edson Nascimento, como o novo diretor de esportes.
Monique Freschet deixa a Secretaria de Desenvolvimento Econômico para integrar o programa Cidade Inteligente, da Secretaria de Planejamento Urbano e Gestão Estratégica. No seu lugar assume o adjunto João Pereira da Silva. Também volta para a o Desenvolvimento Econômico o ex-secretário Dimas Pádua, que passa a ser adjunto da pasta.
Na Secretaria de Finanças, sai Pedro Galindo, que pediu exoneração para cuidar de problemas de saúde, e assume Luiza Denadai. Na Educação, assume como adjunto o engenheiro Ambiental e professor universitário Renato Muccillo. Roberta Moraes Diniz, que era adjunta em Educação, será a nova adjunta de Inclusão e Desenvolvimento Social. A partir de agora, quem assume a Chefia de Gabinete é Fabiano Cavalcante. Alessandra Barchini, que era adjunta em Inclusão e Desenvolvimento Social é transferida para a Chefia de Gabinete.
Na Cultura, o ex-vereador John Lennon deixa a secretaria adjunta para assumir o programa Viva Mais, da Secretaria de Governo, que promove atividades esportivas e culturais para levar mais qualidade de vida à população. As mudanças foram finalizadas com a nomeação da advogada Marlene Batista para a Diretoria de Direitos Humanos e de Claudinei Prazeres como o novo adjunto na Cultura.