Foto: Prefeitura de Hortolândia
A fim de promover o desenvolvimento social da região do Jd. Novo Ângulo, a Prefeitura de Hortolândia e a PUC-Campinas (Pontifícia Universidade Católica de Campinas) firmaram parceria, por meio de um convênio de cooperação técnica, sem custos para as partes. A aliança prevê a realização de uma série de ações estratégicas e estudos que poderão nortear políticas públicas específicas para a região, na área da assistência social. Uma das metas é o enfrentamento à vulnerabilidade social.
Na tarde desta sexta-feira (27/11), a diretora de Inclusão Social, Mônica de Freitas Inácio; assistentes sociais e a coordenadora do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) Jd. Novo Ângulo, Eliane Silva, reuniram-se com os professores da PUC-Campinas, Teresinha Cristiane de Moraes, Cristiano Monteiro, Stela Cristina de Godoi, Vera Plácido e Camila Massaro, para tirar dúvidas sobre um dos projetos em curso: o Diagnóstico Socioterritorial do Território do CRAS do Jardim Novo Ângulo. A etapa é necessária, antes da elaboração e publicação da versão final do documento.
Segundo a Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, a região, que tem como órgão de referência este CRAS, engloba 48 bairros, nos quais moram 5.815 famílias e 15.824 pessoas.
De acordo com Eliane Silva, entre as ações estratégicas em realização pela PUC-Campinas, por meio do Observatório da universidade, na área, estão os seguintes protótipos: Mapa da Vulnerabilidade e Diagnóstico Socioterritorial de toda a região; Cartografia Social e desenvolvimento de aplicativo para que munícipes de cinco dos 48 bairros se identifiquem dentro do mapa de Hortolândia (Jd. Aline, Vila Guedes, Jd. Conceição, Jd. Brasil e ocupação do Monte Sinai); Corrente de Memórias e Economia Solidária com as mulheres da região do Jd. Rosolém; e trabalho com familiares de pessoas reclusas, no Jd. Brasil. Cabe à Prefeitura, por meio do CRAS Jd. Novo Ângulo, fazer a ponte dos pesquisadores com a comunidade.
“O objetivo da parceria entre a Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social e a PUC-Campinas é desenvolver estratégias de desenvolvimento social, com base em dados públicos e dos sistemas de benefícios, visando ao fortalecimento das políticas públicas sociais”, esclarece a coordenadora. Eliane ressalta, ainda, que os bairros deste território apresentam grande diversidade entre si, sendo alguns muito empobrecidos e mais vulneráveis que outros. “O Diagnóstico nos mostrará os pontos de vulnerabilidade do CRAS Novo Ângulo. Por exemplo, soubemos que, na região do Novo Ângulo 24% da população inserida no Cadastro Único são consideradas sem instrução e 38% não completaram o Ensino Fundamental. A questão é, se a Prefeitura oferece a EJA (Educação de Jovens e Adultos), por que não fazem? Soubemos também que a maioria deles são mulheres, que trabalham o dia todo e à noite cuidam dos filhos. O que fazer para atendê-las? O CRAS é este agente que vai estabelecer pontes, mostrar caminhos”, complementa Eliane.
Confira os bairros da área de abrangência do CRAS Novo Ângulo:
1.Chácara Nova Boa Vista
2.Chácara Panaíno
3.Chácara Recreio Novo Ângulo
4.Chácara Reymar
5.Jardim Aline
6.Jardim Andaraí
7.Jardim Brasil
8.Jardim Conceição
9.Jardim do Brás
10.Jardim do Lago
11.Jardim Flórida
12.Jardim Girassol
13.Jardim Malta
14.Jardim Nova América
15.Jardim Nova Europa
16.Jardim Novo Ângulo
17.Jardim Santiago
18.Jardim Residencial Veccon Buriti
19.Loteamento Industrial Zeta Hortolândia
20.Parque Perón
21.Residencial Anauá
22.Santa Emília
23.Vila América
24.Vila da Conquista
25.Vila do Presídio (Pq. Perón)
26.Vila Guedes
27.Vila Inema
28.Chácara Assahy
29.Santa Esmeralda
30.Chácara Fazenda Coelho
31.Condomínio Residencial Monte Carlo (Jd. Lírio)
32.Jardim Adelaide
33.Jardim Lírio
34.Jardim Nossa Senhora da Penha
35.Jardim Nossa Senhora de Fátima
36.Jardim Nossa Senhora de Lourdes
37.Jardim Paulistinha
38.Jardim Ricardo
39.Jardim Rosolém
40.Jardim Santa Cândida
41.Jardim Santa Izabel
42.Jardim Santo Antônio
43.Jardim São Benedito
44.Jardim Sumarezinho
45.Jardim Terras de Santo Antonio
46.Jardim Viagem
47.Núcleo Santa Isabel
48.Vila Ipê
Com informações da Prefeitura de Hortolândia