Ícone do site TV Hortolândia

Prefeitura de Hortolândia inicia controle populacional de gatos em situação de rua

Hortolândia inicia programa para reduzir gatos de rua

Programa de Hortolânida para reduzir número de animais de rua

A Prefeitura de Hortolândia iniciou o programa CED (Captura, Esterilização e Devolução) nesta segunda-feira (22) com o objetivo de promover o cuidado de animais em situação de rua e melhorar o bem-estar da população.

– FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)

 

O programa é uma iniciativa do DPBEA (Departamento de Proteção de Bem-Estar Animal), órgão da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. A técnica CED é adotada para reduzir e controlar o número de gatos de vida livre em colônias urbanas.

As equipes do DPBEA iniciam com um estudo das áreas do município para identificar colônias, avaliar o número de gatos em situação de rua e compreender seus hábitos. Em seguida, profissionais capacitados realizam a captura dos animais com técnicas seguras.

Os animais capturados passam pela etapa de esterilização, uma castração cirúrgica minimamente invasiva para garantir menor dor pós-cirurgia. Para reduzir riscos de inflamação ou infecções, doses de medicações injetáveis são administradas nos gatos.

Durante a castração, um pequeno corte na ponta da orelha esquerda é feito nos gatos, conhecido como “Marcação Reta Internacional”, indicando que o animal foi esterilizado. Após 12 a 72 horas, os felinos são devolvidos ao local de origem para evitar o estresse de novas capturas e cirurgias desnecessárias.

A veterinária do DPBEA, Joyce Faria da Silva Resende, destaca a importância de devolver os animais ao local de origem devido ao instinto territorial dos gatos. O programa não apenas controla os animais ferais, mas também outros abandonados que contribuem para o aumento populacional das colônias.

O controle populacional das colônias de gatos em situação de rua apresenta benefícios à saúde pública, prevenindo zoonoses como raiva e esporotricose. Além disso, contribui para a saúde humana, saúde animal e conservação ambiental, reduzindo os danos causados à fauna pela diminuição das ninhadas nas ruas.

A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável destaca que o programa CED colabora na redução de custos operacionais com abrigos públicos, além de minimizar barulhos e sujeiras causados por acasalamentos, brigas territoriais e marcações de território durante o cio.

O DPBEA oferece orientação e acompanhamento aos voluntários interessados em ajudar nas colônias de gatos, esclarecendo dúvidas. Munícipes interessados em colaborar ou obter mais informações sobre a causa animal podem entrar em contato com o DPBEA pelos telefones (19) 3897-3312 ou (19) 99979-5115, localizado na rua Atanázio Gigo, 60 Chácaras de Recreio 2000, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

TV HORTOLÂNDIA

Emissora Rede Brasil de Televisão
Com informações da Prefeitura de Hortolândia*
Imagem: Prefeitura de Hortolândia/Divulgação

Compartilhe com um amigo:
Sair da versão mobile