A Prefeitura de Hortolândia foi premiada com o InovaCidade 2023, em reconhecimento às iniciativas que visam desburocratizar o atendimento ao cidadão e melhorar a eficiência da gestão. O prêmio é concedido pelo Instituto Smart City Business America, que reúne organizações públicas e privadas de 10 países da América Latina.
– FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
O evento de premiação ocorreu em São Paulo e reúne líderes, gestores e agentes governamentais e da iniciativa privada em um congresso sobre infraestrutura digital das cidades. O Prêmio InovaCidade, organizado desde 2013, selecionou 32 projetos e iniciativas que têm impacto positivo na sociedade.
A Prefeitura de Hortolândia foi premiada pelo desenvolvimento de plataformas que permitem a aprovação de projetos de obras e a emissão do “Habite-se” de forma totalmente digital. Essa tecnologia reduziu o prazo de aprovação de projetos de construção de 90 para 45 dias. Além disso, mais de 22.000 acessos foram registrados nos primeiros três meses, desburocratizando o atendimento de 700 processos.
O projeto faz parte das ações do município na adesão à cultura do “Papel Zero”, que busca desburocratizar o atendimento dos serviços públicos por meio do desenvolvimento de canais digitais.
O prefeito de Hortolândia, José Nazareno Zezé Gomes, destaca que a conquista do prêmio representa a consolidação da cidade como inteligente e sustentável. Ele ressalta os benefícios da digitalização para a eliminação da burocracia e para o bem-estar dos cidadãos.
A Diretora do Departamento de Tecnologia da Informação de Hortolândia, Rúbia Mara Rossi Ferreira, explica que o projeto foi desenvolvido em parceria com o Departamento de Planejamento Urbano. A plataforma digital foi criada em conjunto com uma empresa de tecnologia, garantindo a segurança e autenticidade dos arquivos.
Hortolândia já havia sido reconhecida como uma das cidades mais desenvolvidas do estado de São Paulo e participará do Fórum Mundial sobre Florestas Urbanas em outubro deste ano, devido ao reconhecimento ambiental concedido pela “Arbor Day Foundation”, uma organização vinculada à ONU.
Direto da Redação
Henrique Amaral – TV HORTOLÂNDIA
Emissora Rede Brasil de Televisão
Imagem: Divulgação/Prefeitura de Hortolândia