Equipes da Guarda Municipal, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária e Setor de Fiscalização de Sumaré saíram às ruas da cidade nesta sexta-feira (19) em uma operação de conscientização aos comerciantes sobre o cumprimento das medidas de reabertura do comércio.
Segundo a administração municipal, a operação é em decorrência do aumento de casos do Covid-19 em toda a região. O trabalho começou na área comercial da região central da cidade, incluindo as Avenidas Ivo Trevisan e Sete de Setembro, além do “shopping popular”, o camelódromo. Durante a tarde, a ação se concentrou em outras regiões da cidade. Ao longo de todo o mês novas vistas serão feitas em outros locais.
Ainda segundo a administração municipal, a abertura gradual do comércio sumareense teve início no dia 1º de junho em conforme ao decreto estadual 64.994 e ao decreto municipal 10.815, com a retomada das atividades de imobiliárias, concessionárias, escritórios, comércio varejista e shopping center, com as seguintes restrições:
- Capacidade limitada de 20%;
- Horário reduzido de 4 horas de funcionamento: das 10 às 14 horas (para o shopping, o horário é das 16 às 20 horas);
- Manter a higienização do ambiente e disponibiizar álcool em gel para os usuários;
- Liberar a entrada de consumidores que estiverem de máscara e respeitando a distância mínima;
- Manter o distanciamento de dois metros entre clientes e funcionários;
- No shopping, manter a praça de alimentação fechada.