A Prefeitura Municipal de Hortolândia emitiu nota na tarde dessa quarta-feira (28) para esclarecer fakenews e informações distorcidas divulgadas em redes sociais. Alunos da rede pública estadual, incluindo ETEC e também Instituto Federal não serão contemplados pela VIVO SABOR, empresa contratada pela Prefeitura que fornece refeições para todos os alunos de escolas municipais e estaduais.
Os mais de 25 mil alunos da Rede municipal serão atendidos pela Prefeitura e as outras escolas estaduais passarão a ser atendidas diretamente pelo Governo do Estado de São Paulo. A briga de quem é a responsabilidade da merenda nas escolas públicas dura anos e nesse mês a prefeitura de Hortolândia decidiu alterar o contrato com a empresa e desconsiderar as escolas estaduais.
CASO VIROU PAUTA NA CÂMARA MUNICIPAL DE HORTOLÂNDIA
Requerimento dos vereadores Thiago Marcarenhas e Franksmar foram apresentados em sessão plenária na noite dessa segunda-feira (27) na Câmara Municipal dos Vereadores em Hortolândia-SP. Eles pedem mais transparência por parte da Prefeitura e apontam irregularidades no contrato com a empresa Vivo Sabor Alimentação, responsável pela merenda de mais de 15 mil alunos da Rede pública municipal, estadual e Federal.
QUAL É O MEDO?
O medo é de os alunos da ETEC, Instituto Federal e Escolas públicas ficarem sem merenda e almoço a partir de 20 de Setembro. Já nas escolas municipais, a Prefeitura assegura a manutenção do serviço. O Governo do Estado de São Paulo deve assumir a responsabilidade.
ENTENDA O CASO – MACARRÃO COM SALSICHA
Na gestão passada, a merenda escolar apresentava deficiência nutricional. Alunos estavam insatisfeitos com a merenda que resumia na maioria dos dias em macarrão com salsicha. Ao assumir a Prefeitura em 2017, Angelo Perugini trocou de empresa e a Vivo Sabor Alimentos apresentou um cardápio mais caro e muito melhor.
No requerimentos, vereadores apontam o tema como de extrema gravidade e ainda acusam irregularidades no contrato milionário vigente no Município para alimentação na rede de ensino estadual e municipal.
O documento encerra com algumas perguntas que devem ser respondidas pela administração local. Veja quais são:
1 – Houve, de fato, a rescisão contratual por parte da Prefeitura de Hortolândia ao Termo de Convênio junto à Secretaria da Educação do Estado de São Paulo para o fornecimento de alimentação escolar aos alunos da rede estadual de ensino?
2 – Se de fato houve a rescisão, quando haverá a suspensão dos alimentos nas escolas estaduais do Município de Hortolândia?
3 – A Rede Estadual de Ensino no Município de Hortolândia ficará sem alimentos ou a empresa Vivo Sabor fornecerá?
4 – Quando foi publicado a denúncia ao Termo de Convênio? (Apresentar a publicação oficial).
5 – O contrato com a empresa Vivo Sabor está vigente?
6 – Estando o contrato com a empresa Vivo Sabor ou não vigente, haverá alimentação aos alunos da rede municipal de ensino?
7 – Havia repasse no contrato da Vivo Sabor para o pagamento do Termo de Convênio rescindido?
8 – Se havia repasse no contrato, conforme questão acima, haverá adequação no contrato da Vivo Sabor?
A nossa equipe está acompanhando o caso para esclarecer à população todos os detalhes e o que pode acontecer com a merenda nas escolas estaduais, ETEC e Instituto Federal a partir do dia 20 de Setembro e como vai proceder nessas escolas que deverão ser atendidas pelo Governo Estadual.
Direto da Redação
TV HORTOLÂNDIA