Prefeitura prepara UPAs para atendimento durante reforma do hospital

A Prefeitura de Hortolândia começou os procedimentos que visam preparar o atendimento às pessoas que busquem o pronto socorro do Hospital Municipal Mario Covas, durante o período de reforma da unidade de saúde. A ação de recuperação e ampliação de toda a estrutura física do hospital está prevista para começar nos próximos meses. Entre as medidas que serão planejadas e organizadas de modo a garantir o atendimento, está o fortalecimento das UPAs-24h (Unidades de Pronto Atendimento) para absorver parte da demanda de pacientes que utilizam o hospital.

O prefeito Angelo Perugini visitou as três UPAs-24h (Unidades de Pronto Atendimento), localizadas no Jd. Rosolen, Jd. Nova Hortolândia e Jd. Amanda para avaliar quais são as adequações de estrutura e equipamentos que as unidades precisam para garantir atendimento à população durante o período de reforma do Hospital, prevista para começar em outubro. A reestruturação do hospital é uma das ações do PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento) na área da Saúde. Durante as obras, as UPAs intensificarão os atendimentos às urgências e emergências.

“Precisamos verificar quais são as necessidades de cada uma das UPAs para que elas passem por adequação de estrutura, equipamentose otimização de espaços e salas. Com isso, essas unidades atenderão com dignidade e qualidade os pacientes quando começar a reforma do Hospital Mário Covas. Estruturar a rede para o período de obras no Hospital Mário Covas é prioridade. Avançar para um acolhimento mais ágil e humanizado é o grande objetivo”, destacou o prefeito.

A secretária de Saúde, Odete Carmem Gialdi, estima que as três UPAs terão aumento de 20% no número de atendimentos que serão redirecionados do hospital durante o período da reforma. “Com as adequações, as três unidades terão capacidade para garantir atendimento aos moradores. É importante que a população entenda que é necessário fazer o redirecionamento dos atendimentos para as UPAs por questões de segurança e higiene, uma vez que o hospital estará em reforma”, ressaltou a secretária.

Odete informa que o planejamento prevê que o pronto atendimento clínico do hospital deverá ser redirecionado para as UPAs. O Hospital continuará recebendo os pacientes referenciados das UPAs e pelo SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). As internações e a maternidade também serão mantidas em funcionamento mesmo com as obras.  “Contudo, a população deve ficar tranquila pois todos os passos serão divulgados e a Prefeitura garantirá o atendimento às urgências”, observa.

REFORMA

O início da reforma do Hospital Mario Covas está prevista para outubro. Serão investidos R$ 12,5 milhões na reestruturação do hospital, que incluirá intervenções desde a fachada até as instalações internas, ação que garantirá a ampliação de 62 para 100 leitos, incluindo 10 vagas de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) adulto.

Entre os novos serviços que serão oferecidos está o exame de tomografia, medida que colaborará para agilizar o diagnóstico dos pacientes. Com isso, o hospital terá uma mudança de perfil e passa a ser considerado de média complexidade, com maior capacidade de resolutividade, uma vez que pacientes que antes precisavam ser transferidos para outros hospitais da região serão atendidos em Hortolândia.

A reforma será planejada e feita em etapas para possibilitar o funcionamento do hospital mas com fluxos contidos e restritos. Esta será a primeira grande reforma no Hospital Municipal, construído há 15 anos para atender uma população estimada em 160 mil habitantes, na época. De acordo com o prefeito Angelo Perugini, está será a obra mais importante da Administração Municipal.

PIC

A reforma e ampliação do Hospital Municipal, assim como a reestruturação do sistema de saúde na cidade, fazem parte do PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento), conjunto de mais de 100 obras e serviços, com objetivo de promover o desenvolvimento urbano, ambiental, social e humano para que Hortolândia cresça com planejamento e sustentabilidade nos próximos 30 anos. As ações do PIC são realizadas pela Prefeitura por meio de parcerias com a iniciativa privada, governos estadual e federal.

Fonte: Prefeitura de Hortolândia

Compartilhe com um amigo: