Professores da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) elaboraram o projeto para a criação de um hospital de campanha em Sumaré. O local contaria com 65 leitos e seria uma ampliação do Hospital Estadual de Sumaré, administrado pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).
O projeto foi solicitado pelo Ministério Público Federal e visa auxiliar o Hospital, que hoje é um dos maiores de atendimento exclusivo pelo SUS (Sistema Único de Saúde) no estado.
O projeto foi elaborado em conjunto com o Governo do Estado, o Exército, a diretoria e professores da PUC, que estabeleceram junto aos profissionais do Hospital Estadual de Sumaré quais as principais necessidades.
A estrutura do hospital poderá ser erguida em apenas 48 horas e poderá ser feita por empresas especializadas em montagem de tendas para eventos. Após a montagem estrutural, equipamentos e ligações para fornecimento de gás, oxigênio, água e energia devem ser instalados e o hospital de campanha deve entrar em funcionamento em uma semana.
Agora, o projeto será apresentado à Secretaria de Saúde, caso seja necessário e o estado libere a verba, a implantação será efetivada.