Ícone do site TV Hortolândia

Público pode votar no roteiro gastronômico “Sabores de Hortolândia” até amanhã

Quem ainda não votou na competição mais deliciosa da cidade tem que se apressar. Termina, nesta sexta-feira (15/11), o prazo para a votação da 2ª edição do roteiro gastronômico “Sabores de Hortolândia”, realizado pela Prefeitura. O público deve votar por meio do site do roteiro, www.hortolandia.sp.gov.br/saboresdehortolandia, ou por meio do QR Code disponível no roteiro e no site. O público pode votar somente uma vez no estabelecimento preferido. 

Neste ano, o roteiro conta com 110 estabelecimentos gastronômicos inscritos que concorrem ao Prêmio Excelência de atendimento. A premiação será dividida em seis categorias: restaurantes; pizzarias; bares e choperias; padarias, cafés e confeitarias; lanchonetes e hamburguerias; e culinária oriental. De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação, a cerimônia de premiação será no dia 26/11. 

Outra novidade do roteiro deste ano é o Prêmio Jacuba. A premiação visa valorizar a história da cidade por meio da jacuba, um tipo de pirão feito com farinha de mandioca, cachaça e mel. De acordo com pesquisa feita pela Secretaria de Cultura, Hortolândia era ponto de pouso e parada de tropeiros no século 19. Nestas ocasiões, eles consumiam a jacuba. O prêmio escolherá o melhor prato feito com os três ingredientes (farinha de mandioca, cachaça e mel) da receita da jacuba. 

A escolha do melhor prato será feita por uma comissão julgadora formada por cinco integrantes, dentre profissionais da área gastronômica e moradores da cidade. Os integrantes da comissão foram escolhidos pelas secretarias de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação e de Cultura. 

Os pratos receberão notas de 0 a 10. Serão avaliados os seguintes itens: apresentação, criatividade, aparência, capricho, receita, harmonia dos ingredientes, sabor, finalização, temperatura do prato. Os três ingredientes da jacuba deverão estar, obrigatoriamente, na receita dos pratos. 

Concorrem ao Prêmio Jacuba 16 estabelecimentos: Pizzaria Bella Romana, Restaurante Bete Guindola, Big Jow Hamburgueria, Botica Panela de Barro, Cannon Prime Restaurante e Lanchonete, Flamy, Espaço Gourmet Flor do Dendê, Restaurante Guindolla, Restaurante Hortolândia 3, Keh Coxinhas, Matriz do Açaí, Paladari’s Pizzaria, Pastel da Feira, Pesqueiro e Lanchonete do Chico, Saizen Sushi e Wood Bar.

A comissão julgadora encerra nesta semana a fase de degustação dos pratos de cada estabelecimento. As degustações têm sido feitas em dia e horário previamente agendados, por ordem alfabética da lista dos estabelecimentos concorrentes ao prêmio. Os estabelecimentos tiveram que incluir o prato no cardápio para ser consumido pelos clientes. A cerimônia de premiação do vencedores do Prêmio Jacuba também será realizada no dia 26/11.

A 1ª EDIÇÃO

A 1ª edição do roteiro gastronômico “Sabores de Hortolândia” foi lançada pela Prefeitura, nos formatos impresso e digital, em novembro de 2018. O objetivo da publicação é apresentar e valorizar o setor gastronômico do município e, com isso, estimular a população a consumir no comércio local.

A Prefeitura realizou, em fevereiro deste ano, a cerimônia de premiação da 1ª edição. Os vencedores foram o restaurante Saizen Sushi (1º lugar), Faminto´s Burguer (2º lugar) e o restaurante Sushizeiros (3º lugar). De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, na 1ª edição do roteiro foram computados 4.000 votos.

O roteiro aumentou o consumo no setor gastronômico da cidade. De acordo com a estimativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, os consumidores injetaram em torno de R$ 5.200.000,00 nos 64 estabelecimentos inscritos na 1ª edição do guia. No período de votação, entre novembro de 2018 a janeiro deste ano, foram servidas cerca de 20 mil refeições nos estabelecimentos inscritos na 1ª edição.

PIC

O roteiro “Sabores de Hortolândia” é uma ação que integra o PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento) da Prefeitura, programa que prevê investimentos de cerca de R$ 400 milhões para promover o desenvolvimento urbano, ambiental, social, humano e econômico para que Hortolândia cresça com planejamento e sustentabilidade nos próximos 30 anos. O programa prevê mais de 100 obras, serviços e ações em todas as áreas. As ações do PIC são realizadas por meio de parcerias da Prefeitura com a iniciativa privada, governos estadual e federal.

Fonte: PMH
Direto da Redação
TV HORTOLÂNDIA

Compartilhe com um amigo:
Sair da versão mobile