Entre as doenças que mais matam no mundo destacam-se doenças coronárias, câncer e diabetes, porém o excesso de informações, ritmo de trabalho acelerado tem provocado mudanças no comportamento emocional das pessoas.
Diante desse cenário, a depressão deve ser o principal motivo de afastamentos por doença do trabalho em 2020. A aposta é da Organização Mundial da Saúde (OMS), que relata que cerca de 6% da população brasileira é diagnosticada com o problema – tornando o Brasil o país mais depressivo da América Latina.
Aumento da depressão
Durante um encontro sobre saúde básica no Brasil e no mundo, promovido pelo Instituto SAB, em São Paulo, o psiquiatra Ronaldo Laranjeira afirmou que a incidência de doenças cardiovasculares tendem a diminuir nos próximos anos, assim como o câncer. Entretanto, os transtornos mentais têm tendência a aumentar.
Para ele, até 30% dos indivíduos no mundo terão pelo menos um episódio depressivo durante a vida. Cada vez mais comum, a depressão (CID 10 – F33) é uma doença psiquiátrica crônica, caracterizada por tristeza profunda, perda de interesse, ausência de ânimo e oscilações de humor, que também pode levar a pensamentos suicidas.
Depressão desencadeada pelo trabalho
Diversos são os motivos que podem desencadear a depressão, incluindo o ambiente profissional. Já dentro do trabalho, a principal causa de depressão é a sensação de incapacidade para atender à demanda ou à função para qual a pessoa foi determinada, segundo uma pesquisa chinesa sobre a doença em empresas.
Outros fatores que afetam o bem-estar e desempenho no trabalho, afetando a saúde mental dos colaboradores, são:
- Jornadas de trabalho estendidas
- Percepção de má chefia
- Falta de tempo para se capacitar mais
- Ausência de perspectiva de carreira
- Assédio (sexual e moral)
- Mal-entendidos
- Conflitos profissionais entre colaboradores
- Pressão por resultados
- Prazos de entrega curtos
- Autocobrança
De acordo com o estudo, as profissões que costumam apresentar maior taxa de depressão são aquelas de contato direto com o público, como vendedores e atendentes de telemarketing.
Além disso, é possível identificar o problema através de sinais aparentemente simples no dia a dia, que devem ser observados com atenção. Os principais sintomas da depressão no trabalho são:
- Desânimo
- Desmotivação
- Falta de iniciativa
- Falta de energia
- Improdutividade
- Isolamento social
- Dificuldade de concentração
- Alterações no sono
- Alterações no apetite
- Irritabilidade
- Mau-humor
Texto de Tatiane Gonsales