Ícone do site TV Hortolândia

Saiba das mudanças na merenda escolar em Hortolândia

Foto: PMH

MERENDA ESCOLAR: uma necessidade para educação de qualidade

Desde o mês passado a Equipe de Jornalismo tem acompanhado as mudanças previstas no fornecimento da merenda escolar em escolas públicas no município.

A Prefeitura de Hortolândia decidiu romper parceria com o Governo do Estado de São Paulo por entender que o parte do valor repassado não tem sido suficiente para a manutenção do serviço. A VIVO SABOR, empresa contratada para o fornecimento passará a fornecer merenda escolar apenas para Escolas múnicipais, ETEC e Instituto Federal. As escolas ligadas a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo devem receber merenda por meio de outra empresa.

Porém o Estado de São Paulo não foi ágil o suficiente para contratar uma nova empresa para que o fornecimento não fosse cortado e por isso alunos das escolas estaduais receberão alimento seco, ou seja, que não precisa de manipulação.

A Prefeitura de Hortolândia emitiu hoje uma nota com informações sobre o rompimento com o Governo Estadual.

Nenhuma criança ou jovem das escolas de Hortolândia ficará sem a alimentação escolar. A única mudança que vai ocorrer é que, a partir de segunda-feira (30/09), nas escolas estaduais, o fornecimento será feito pelo Governo do Estado.

Nas escolas municipais, que atendem cerca de 25 mil alunos, a merenda continua sendo servida pela Prefeitura.

Há alguns anos, a Prefeitura serve a merenda escolar também nas escolas estaduais.

Isso por compreensão do Governo Municipal da importância da qualidade da refeição atingir todas as faixas etárias de nossos jovens e, principalmente, em razão da situação financeira do Município ser favorável, o que permitia a parceria com o Estado.

No entanto, com o agravamento da crise econômica, esta situação se tornou impossível. O investimento só com as escolas estaduais passou de R$ 8 milhões, recurso que o Estado não tem como repor ao município. Sendo assim, o Governo do Estado fez a opção por reassumir a sua responsabilidade.

Com isso, a partir do dia 30, o Estado volta a fornecer a merenda aos 19.400 estudantes das 25 escolas da rede estadual.

Manteremos o esforço constante de continuar com nossa merenda escolar com a qualidade que todos já aprovaram.

Prefeitura de Hortolândia

Nossa equipe conversou com o vereador Thiago Mascarenhas que pede mais explicações da prefeitura sobre a situação.

Compartilhe com um amigo:
Sair da versão mobile