SAP tem quase 20 mil presos estudando no ensino formal

Pasta celebra o Dia Internacional da Alfabetização, data criada pela ONU/Unesco

Em celebração ao Dia Internacional da Alfabetização, 8 de setembro, a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) destaca o trabalho realizado nas unidades prisionais do Estado de São Paulo em favor da educação dos custodiados. Ao serem ingressados nos estabelecimentos da SAP, parte dos custodiados apresentam defasagem no ensino formal, com vários casos de analfabetismo. Entre os cerca de 195.812 presos na SAP, cerca de 1,22% são analfabetos: são 2.386 presos.

– FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)

Dona Tereza é uma das 237 alunas da região central que está cursando alfabetização. Ela faz parte da turma de reeducandas da unidade escolar da Penitenciária Feminina de Mogi Guaçu. Sendo a aluna mais experiente, ela se destaca entre as outras reeducandas que participam da aula por causa da sua idade: 70 anos.

Ela conta que sua vida sempre foi muito dedicada ao trabalho, morava em sítio, no interior de Minas Gerais, e até chegou a frequentar a escola, mas não aprendeu muita coisa. Foi na penitenciária que, com o auxílio da professora Talita, aprendeu a juntar as letras e está aprendendo a ler. Sua maior felicidade é já conseguir escrever uma carta para sua filha, que mora em Minas Gerais. “Eu já consigo responder as cartas virtuais que a minha filha me envia. Toda semana eu falo com ela assim, antes era mais difícil porque ela mora em Minas e eu não sabia ler e nem escrever”, enfatiza dona Tereza. Além disso, a remição de pena, concedida para o detento que frequenta aulas, também é muito importante.

Em todas as unidades prisionais da SAP existem aproximadamente 18.354 reeducandos matriculados nos diferentes níveis de ensino oferecidos: Fundamental ciclo I e II, Ensino Médio e Superior. Há 2.726 alunos cursando o ciclo I do Ensino Fundamental, entre os quais analfabetos e semialfabetizados.

Os números citados estão de acordo com dados apurados no último mês de julho, compilados pelos Grupos Regionais de Trabalho e Educação (Grate) com informações dos estabelecimentos prisionais das Coordenadorias Regionais de Unidades Prisionais e com dados dos Hospitais de Custódia e Tratamento Psiquiátrico da Coordenadoria de Saúde da SAP.

O Dia Internacional da Alfabetização foi definido pela Organização das Nações Unidas – ONU, por meio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – UNESCO, em 1966 e comemorado pela primeira vez em 8 de setembro de 1967.

*Observação: os nomes usados são fictícios.

 

Compartilhe com um amigo: