Ícone do site TV Hortolândia

Se não fosse as lagoas de contenção Hortolândia sofreria a pior enchente de todos os tempos

Imagem: Lucas Cesarino/ TV Hortolândia

A chuva na cidade de Hortolândia desde a quinta feira (3) deixou pelo menos 20 famílias em três áreas desabrigadas. Algumas próximo ao shopping perderam tudo.

Entenda o que aconteceu

Na quinta feira choveu 130mm na cidade, 50mm a mais do que esperado. Já na sexta feira choveu 147mm. Em dois dias choveu 277 mm, 117mm a mais comparado com o mesmo período do ano passado. As quatro lagoas de contenção funcionaram normalmente, mas não suportaram o excesso de água e assim resultou em pontos de alagamento nas regiões mais baixas da cidade. Se não houvesse as lagoas de contenção no Remanso e lago da fé, todo o centro desde o acesso a Avenida Santana até as ruas detrás do Shopping sofreriam a pior enchente de todos os tempos.

Mais de 300 funcionários da prefeitura trabalharam desde a madrugada de sexta feira (4) para auxiliar na distribuição de ítens de limpeza em casas afetadas pelo alagamento. Durante esse Sábado voluntários, funcionários da Prefeitura, membros da Igreja Adventista e Unasp conseguiram arrecadar mais de uma tonelada de comida e itens de limpeza que serão distribuidos para as vítimas da enchente. O grupo Direita Hortolândia fez arrecadação e distribuição de alimentos durante todo o Sábado. Funcionários da Rádio Digital Pop e TV Hortolândia foram as ruas e arrecadaram roupas em conjunto com membros da Igreja Adventista da Promessa de Sumaré. Os alimentos, colchões e ítens de limpeza estão sendo levados ao Centro de Luta do município e nesse Domingo haverá distribuição às famílias cadastradas.

A Prefeitura de Hortolândia fez um Decreto de emergência. A Unidade Básica de Saúde de Santa Clara passará por intervenções e será reaberta em cinco dias.

A Ponte que liga o Jardim Sumarezinho à Vila Inema será interditada e as linhas de ônibus sofrerão alteração. Há risco da ponte desabar e por isso o tráfego pelo local foi interditado.

Moradores de Hortolândia que quiserem ajudar doando eletrodomesticos, colchões, ítens de limpeza ou comida podem levar nesse Domingo ao Centro de Lutas no Remanso Campineiro ou no Unasp.

Veja outras notícias

Compartilhe com um amigo:
Sair da versão mobile