Foto: Governo do Estado de São Paulo
Seguindo todas as orientações e critérios definidos pelo Governo do Estado de São Paulo, a Prefeitura de Sumaré definiu o esquema para a Campanha de Vacinação contra a Covid-19, prevista para iniciar no próximo dia 25. As equipes de Vigilância em Saúde, Central de Imunobiológicos e Atenção Primária estiveram reunidas nos últimos dias para o planejamento dessa primeira fase, que prevê imunizar cerca de 30 mil pessoas, entre profissionais de saúde e idosos acima de 60 anos.
Para ser vacinada, a pessoa precisará apresentar um documento com foto. No caso de profissionais da saúde, será necessário levar a carteira do conselho de classe. A aplicação da dose será realizada de segunda a sexta-feira, entre 8 e 16 horas (conforme necessidade, haverá plantões aos sábados). A vacina será oferecida em escolas e centros comunitários, de forma descentralizada visando atender a todas as regiões da cidade:
- Região Central: Centro Esportivo “Vereador José Pereira” – Rua Sebastião Raposeiro Júnior, nº 26.1, Vila Yolanda Costa e Silva;
- Picerno: EM Profª Neusa de Souza Campos – Rua das Rosas, nº 320, Parque Rosa e Silva;
- Nova Veneza: EE Ângelo Campo Dall’orto – Avenida São Paulo, nº 466, Jardim Nova Veneza;
- Área Cura: Associação Filantrópica do Parque Bandeirantes e Adjacências – Rua Alair Moreira, nº 25, Parque Bandeirantes I;
- Maria Antônia: EE Maria de Lourdes Martins – Rua Osvaldo Vacari, nº 777, Jardim Maria Antonia;
- Matão: EE Wadih Jorge Maluf – Rua Seis, nº 238, Jardim Santa Clara;
- Também será disponibilizada uma equipe volante para a vacinação de acamados.
“Desde o início da pandemia, nós seguimos à risca todos os protocolos e determinações do Governo Estadual. Para a campanha de vacinação não será diferente e, por isso, esse cronograma que apresentamos ainda poderá sofrer alterações. Estamos aguardando informações sobre a quantidade de doses da vacina que será disponibilizada para o Município e as próximas orientações”, explicou o secretário municipal de Saúde de Sumaré, Rafael Virginelli.
“Sumaré foi a primeira cidade da região a definir um Plano de Enfrentamento ao Coronavírus logo no início da pandemia em 2020. De lá pra cá, não medimos esforços para a adoção de medidas, sempre baseados nos protocolos estaduais para conter a disseminação da Covid-19. A expectativa para a vacinação é grande para diminuir a contaminação da população e, principalmente, o número de óbitos pela doença”, disse o prefeito Luiz Dalben.
Calendário Estadual:
De acordo com o divulgado até o momento pelo Governo do Estado de São Paulo, a vacinação do primeiro grupo será feita de forma escalonada:
- Trabalhadores da saúde, indígenas e quilombolas: a partir de 25 de janeiro (1ª dose) e a partir de 15 de fevereiro (2ª dose);
- 75 anos ou mais: a partir de 8 de fevereiro (1ª dose) e a partir de 1º de março (2ª dose);
- 70 a 74 anos: a partir de 15 de fevereiro (1ª dose) e a partir de 8 de março (2ª dose);
- 65 a 69 anos: a partir de 22 de fevereiro (1ª dose) e a partir de 15 de março (2ª dose);
- 60 a 64 anos: a partir de 1ª de março (1ª dose) e a partir de 22 de março (2ª dose).
(Com informações da Prefeitura de Sumaré)