O presidente Jair Bolsonaro (PSL) declarou nesta quinta-feira (22), ao ser questionado por jornalistas, que fazendeiros podem estar por trás de queimadas na região amazônica, porém a “maior suspeita” recai sobre as organizações não-governamentais (ONGs).
Questionado sobre se poderiam ser fazendeiros os autores dos focos das queimadas, ele disse que sim.
“Pode, pode ser fazendeiro, pode. Todo mundo é suspeito, mas a maior suspeita vem de ONGs”, afirmou Bolsonaro ao deixar o Palácio da Alvorada.
O presidente mostrou-se irritado com a repercussão de uma declaração sua sobre o tema na quarta-feira (21), quando disse que as queimadas poderiam ser ação criminosa de “ongueiros” para chamar a atenção contra o governo.
Ao ser perguntado sobre os responsáveis pelos incêndios, Bolsonaro ironizou: “São os índios, quer que eu culpe os índios? Vai escrever os índios amanhã? Quer que eu culpe os marcianos? É, no meu entender, um indício fortíssimo que esse pessoal da ONG perdeu a teta deles. É simples”.
Ao ser questionado sobre se havia provas de que há ação dessas organizações nas queimadas, Bolsonaro disse que não tem como haver prova, só se houver flagrante.
Jair Bolsonaro criticou a cobertura da imprensa às declarações, disse que não defende queimadas e que apresentou uma suspeita, já que as ONGs perderam recursos que eram direcionados pelo governo.
Direto da redação
Fernanda Seloni