m razão dos 28 anos de emancipação de Hortolândia, o prefeito Angelo Perugini recebeu, na manhã desta quinta-feira (16/05), uma homenagem do Unasp (Centro Universitário Adventista de São Paulo), instituição de ensino superior ligada à Rede Adventista de Educação. O grupo está presente no município há 70 anos, quando a área hoje emancipada ainda pertencia à vizinha cidade de Sumaré. A comitiva foi formada por seis integrantes, dentre eles o Professor Doutor Afonso L. Cardoso, vice-reitor executivo do Centro Universitário e diretor executivo do campus Hortolândia, e o advogado do campus local, Fernando Cerqueira.
Perugini recebeu das mãos de Cardoso uma caneta e uma luminária, em forma de estrela, simbolizando as cinco estrelas da nota máxima obtida pela instituição junto ao MEC (Ministério da Educação). “A gente veio homenagear o município pelo seu aniversário, uma vez que a instituição está aqui há mais tempo e sente-se neste dever de reconhecer a administração pública, a parceria do prefeito e também o progresso que ele tem realizado para o município. A gente veio reconhecer isto, entregando ao prefeito a nossa conquista que foi a nota máxima no MEC. O progresso que Hortolândia está tendo ajuda a instituição no sentido de trazer recursos e espaços para estágio de nossos alunos e também alunos. Se hoje temos 5.800 alunos, isto é graças à atratividade do município. Então, se o município não tivesse alguns elementos de atração, não teríamos este número de alunos que buscam também a qualidade do ensino”, ressalta o diretor executivo.
Para o prefeito, a homenagem representa um misto de alegria e reconhecimento pela longa parceria estabelecida. “O Instituto Adventista foi a primeira escola, um dos primeiros na fundação da cidade. Quando eles vêm trazer ao município uma lembrança é um significado muito importante, porque evoca toda esta origem da cidade, a nossa história, tudo o que nós passamos, as dificuldades que passamos e que este momento de 28 anos é de celebração, de alegria. Recebendo especialmente estas cinco estrelas que o Unasp ganhou do MEC, uma premiação pela qualidade e eficiência desta escola, é porque também o município está fazendo parte desse projeto. Recebo com muito orgulho, porque simboliza que a cidade vai se desenvolvendo, crescendo, dando oportunidade para as pessoas e se tornando a cada dia mais humana, porque as pessoas vão podendo crescer e se desenvolver, a partir da educação que recebem no Unasp, que é a principal escola de formação religiosa que temos no município”, afirmou Perugini.
Segundo Afonso Cardoso, ao todo, a instituição de ensino conta com cerca de 5.800 alunos, da Educação Básica até o Ensino Superior. Há também 1.530 inscritos em cursos livres, tais como natação e música. Nos 10 cursos superiores ofertados no campus Hortolândia, há atualmente 1.620 estudantes matriculados. A nota máxima obtida (as cinco estrelas) diz respeito tanto à IES (Instituição de Ensino Superior) considerada no todo, quanto ao curso de graduação em Direito. Os demais cursos superiores conquistaram nota quatro.