Foto: Governo do Estado de São Paulo
O governador de São Paulo, João Doria, decidiu vetar a realização de jogos da Copa América no estado de São Paulo. A realização do torneio no Brasil havia sido autorizada pelo Governo Federal e pelo presidente Jair Bolsonaro, que informou que todos os ministros eram favoráveis.
No Twitter, Doria disse: “Comuniquei ao secretário-geral da CBF que SP não deverá sediar a Copa América. Após ampla consulta aos membros do Centro de Contingência concluímos que representaria uma má sinalização do arrefecimento no controle da transmissão do coronavírus. A prioridade é conter a pandemia”.
A assessoria de imprensa divulgou nota oficial informando sobre o veto:
O Governador João Doria solicitou ao secretário-geral da Confederação Brasileira de Futebol, Walter Feldman, que busque alternativas para a realização da Copa América fora do Estado de São Paulo.
Após ampla consulta aos membros do Centro de Contingência sobre os efeitos que a realização da Copa América teria sobre a Pandemia de Covid-19 no Estado de SP, os cientistas apontaram que neste momento a realização do torneio representaria uma má sinalização de arrefecimento no controle da transmissão do coronavírus, prioridade absoluta do Governo do Estado.