Pessoas podem receber a dose de reforço após terem completado intervalo de quatro meses em relação a última dose
Agora é a vez dos idosos de 60 anos ou mais e dos imunossuprimidos reforçarem a proteção contra a COVID-19. Nesta quarta-feira (01/03), a Prefeitura de Hortolândia começou a imunizar esses dois públicos com a vacina bivalente da Pfizer. A vacinação é realizada nas 17 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do município. Confira os dias e os horários da vacinação nas unidades neste LINK. A Secretaria de Saúde reforça que é obrigatório o uso de máscara, inclusive de pessoas acompanhantes, dentro das unidades durante a vacinação.
– FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
A coordenadora do Programa de Imunização da Secretaria de Saúde, Ana Paula Fernandes, salienta que podem receber a vacina bivalente idosos de 60 anos ou mais e imunossuprimidos que já tenham completado o esquema primário de vacina e/ou reforços, tendo a última dose sido aplicada há mais de quatro meses.
Para receber a vacina bivalente, é necessário apresentar o comprovante de vacinação da última dose e CPF (Cadastro de Pessoa Física). De acordo com a coordenadora, caso a pessoa tenha perdido o comprovante de vacinação, ela pode apresentar somente o CPF. “Pelo número do documento, é possível verificar a data que a pessoa recebeu a última dose”, explica Ana Paula. Ainda de acordo com a coordenadora, pessoas que se tornaram imunossuprimidas após terem recebido a última dose contra a COVID-19 devem apresentar laudo que comprove a imunossupressão.
De acordo com a Secretaria de Saúde, as vacinas bivalentes são seguras e capazes de reforçar a imunidade da pessoa e oferecer proteção contra a cepa original do Coronavírus e as subvariantes Ômicron.
Imagem e informações: Prefeitura de Hortolândia