Foto: Prefeitura de Hortolândia
Para a vacinação contra a COVID-19, Hortolândia contará com sistema de agendamento online, evitando aglomeração nos locais utilizados para a aplicação das vacinas. O anúncio foi realizado pelo prefeito Angelo Perugini, nesta quinta-feira (07/01), durante encontro regional de prefeitos e secretários de Saúde, em Hortolândia. O evento foi conduzido pela diretora da DRS-VII (Departamento Regional de Saúde), órgão da Secretaria de Estado da Saúde, Mirella Povinelli, e contou com a presença do diretor da Agemcamp (Agência Metropolitana de Campinas), Antônio Saciloto, e de representantes de 12 municípios abrangidos pela área de atuação da diretoria, entre eles, o prefeito de Jaguariúna, Gustavo Reis, que é vice-presidente da Frente Nacional dos Prefeitos. O objetivo do encontro foi discutir ações para combate ao avanço do Coronavírus que possam ser compartilhadas pelos municípios da região, por enfrentarem todos a mesma realidade nesta pandemia.
“Precisamos de muita parceria, esperança e força de vontade para abraçarmos esta tarefa, trabalhando para oferecer ações eficazes para proteger a população. Fazemos parte de uma mesma região, enfrentamos os mesmos desafios e precisamos pensar como um todo nas ações preventivas”, destacou Perugini.
A diretora da DRS-VII abriu o encontro apresentando o Plano de Contingência Regional, diretrizes que norteiam as ações de 42 municípios no combate à pandemia. “É preciso chamara a atenção dos gestores para a gravidade desta pandemia e para a alta nos casos que temos registrado nos últimos dias. Estruturas que já haviam sido desmobilizadas, foram reativadas. Estado e municípios, que desde o início foram muito parceiros, precisam novamente unir forças para juntos preservar vidas”, enfatizou Mirella. Conforme a diretora da DRS-VII, entre as medidas adotadas pelo Estado na região estão a reativação de 30 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) específicos para tratamento de pacientes com COVID-19 na Unicamp, disponíveis por mais seis meses; e a reativação de seis leitos de UTI e outros seis de enfermaria no Hospital Estadual de Sumaré.
Em Hortolândia, a Unidade Respiratória montada pela Prefeitura na UPA-24h (Unidade de Pronto Atendimento) Jd. Nova Hortolândia, em março do ano passado, no início da pandemia, não foi desativada. No entanto, conforme explicou o secretário adjunto de saúde, Rodrigo Freire, a estrutura passou a atender um volume excedente de pacientes nas últimas semanas, ultrapassando 250 pessoas por dia. “Tivemos volume parecido com este em junho, julho do ano passado. Agora, voltamos a atender grande número de pessoas, mas nossa capacidade é limitada. Alguns pacientes ficam internados na Unidade Respiratória por 10 dias. Por isso, gostaríamos de solicitar ao Estado a abertura de mais UTIs na região para garantir assistência à população”, solicitou Freire.
Campanha de Vacinação
Um dos assuntos tratados na reunião de prefeitos e secretários de Saúde foi a campanha de vacinação contra a COVID-19, que inicia no próximo dia 25 em todo o Estado de São Paulo. Em Hortolândia, a Secretaria de Saúde finaliza o plano municipal de vacinação. No entanto, durante a reunião desta quinta-feira, o prefeito adiantou que o agendamento poderá ser realizado pela internet. “Nossa proposta está sendo finalizada, mas inclui agendamento digital, para evitar aglomeração de pessoas nos locais de vacinação”, ressaltou. O município conta com insumos suficientes para a primeira fase da campanha, que prevê a imunização de mais de 26 mil idosos acima de 60 anos, além de profissionais de saúde da rede pública e privada.
“Além de se organizarem para garantir a vacinação em seus municípios, os prefeitos precisam manter as ações de fiscalização contra aglomerações, de orientação à população e de monitoramento dos casos positivos. Até que a vacinação atinja um número amplo de pessoas e crie uma imunidade coletiva, leva tempo. Mesmo que o Estado abra mais leitos de UTI, se as pessoas não se conscientizarem da situação que enfrentamos neste momento, não vamos conseguir atender a todos com hospitais”, alertou a diretora da DRS-VII.
Além de ter transformado a UPA-24h Jd. Nova Hortolândia em Unidade Respiratória, desde o início da pandemia, a Prefeitura de Hortolândia também ofereceu testes rápidos para identificar a doença em esquema drive-thru. Além disso, outras ações foram adotadas, como a Operação de Orientação sobre o Coronavírus: equipes da Administração Municipal percorrem a cidade, de domingo a domingo, das 9h às 23h. A ação é realizada em todas as regiões de Hortolândia por uma força tarefa formada pela Vigilância Sanitária, pelo Setor de Fiscalização e pela Guarda Municipal. De acordo com dados da equipe de fiscalização, foram orientados e fiscalizados mais de 3 mil estabelecimentos, durante a pandemia, até agora.c
Com informações da Prefeitura de Hortolândia