O ministro do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso, ordenou uma investigação sobre autoridades federais do governo Jair Bolsonaro por supostos crimes de genocídio de povos indígenas e delitos ambientais que afetam a vida, saúde e segurança dessas comunidades.
– FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
Além disso, ele também ordenou investigações sobre a desobediência de decisões judiciais e a quebra de sigilo de justiça. A ordem é direcionada à Procuradoria-Geral da República, Ministério Público Militar, Ministério da Justiça e Segurança Pública e Superintendência Regional da Polícia Federal de Roraima.
Barroso também solicitou a remessa de documentos que, segundo ele, retratam a situação grave e preocupante de insegurança dos povos indígenas e a participação de autoridades federais em vários crimes. Além disso, ele reforçou ordens para retirar garimpos ilegais dessas terras e abriu crédito orçamentário para proteger as comunidades indígenas.
O governo federal recentemente declarou emergência em saúde pública na região Yanomami devido ao aumento de casos de malária, desnutrição infantil e problemas de abastecimento.
Direto da Redação
Henrique Amaral – TV HORTOLÂNDIA
Emissora Rede Brasil de Televisão