4ª Expo 3D lotou o Victor Savalla nesse final de semana

Cerca de 2,3 mil pessoas aproveitaram o clima ensolarado, no sábado (27/04), para conferir a 4ª Expo 3D, encontro nacional de impressão 3D, que movimentou as dependências do Ginásio Poliesportivo Victor Savalla, no Jardim Nossa Senhora de Fátima. O eventou contou com o apoio da Prefeitura de Hortolândia. 

Na exposição, o público pôde conhecer o universo da impressão 3D (tridimensional). A atividade está ligada à chamada cultura maker, cujo conceito é que qualquer pessoa pode se tornar um inventor, capaz de criar, consertar ou modificar objetos. A impressão 3D é também considerada um dos pilares da Indústria 4.0, que especialistas definem como a quarta revolução industrial, caracterizada pelo uso de tecnologias digitais.

Neste ano, o tema do evento foi “Educação  4.0”. Para divulgar e fomentar a prática da impressão 3D junto ao público, a exposição teve programação de palestras e oficinas, nas quais os visitantes aprenderam a fabricar objetos variados. “As oficinas estavam lotadas. As palestras, que abordaram os diferentes usos da impressão 3D, também registraram público expressivo”, destaca o organizador do evento, Rubens Medino. 

O público se encantou com as exposições de impressoras 3D e de objetos criados por meio da impressão 3D, dentre os quais bonecos, próteses de mão e até um carro de corrida. Medino ressalta que participaram do evento 60 empresas oriundas de oitos estados brasileiros. “Tivemos também a participação de oito youtubers conhecidos que movimentam as redes sociais falando jusramente sobre impressão 3D”, ressalta o organizador. 

Compartilhe com um amigo: