Um projeto de lei em Campinas vai proibir a exposição de animais silvestres em cativeiro em parques, praças e bosques da cidade.
O Bosque dos Jequitibás passará por um período de transição de cerca de dez anos até deixar de ter animais em cativeiro. Neste período ainda receberá espécies vítimas de maus-tratos, agressões e acidentes até que o Cras- Centro de Reabilitação de Animais Silvestres, seja construído.
O Bosque conta com 200 animais em cativeiros como aves, répteis, leões, onça, jaguatirica, hipopótamo, lontra, veado, macaco e outros. Quando morrerem estas espécies não serão mais substituídas.
Há animais que circulam soltos pelo local são cerca de 100, como cotias, preguiças, tatus e outros – estes não serão retirados. De acordo com a Prefeitura, o bosque será um local para ajudar na preservação da fauna e no estudo das espécies.
Segundo a prefeitura, é uma lei que proíbe, em áreas publicas, a manutenção dos animais em cativeiro. Então não terá mais animais enjaulados em Campinas.
O Projeto de Lei, determina a criação de um Cras, que ficará a cargo da Secretaria do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.
Ele ficará no bairro Parque Via Norte, próximo da Rodovia Anhanguera (SP-330). Ainda não há um prazo para ele ficar pronto, pois o terreno ainda está sendo negociado com o governo federal.
A prefeitura, já tem o dinheiro reservado para a construção, cerca de 4,5 milhões.
Direto da Redação
TV Hortolândia