A Polícia Militar resgatou um cão debilitado que foi abandonado em uma casa no Jardim dos Ipês, em Sumaré, após receber uma denúncia na tarde de domingo. No local, os policiais encontraram também cinco gatos e duas calopsitas mortos.
– FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
A pessoa responsável pelos animais não foi encontrada, mas foi indiciada por maus-tratos pelo delegado Yan Loui Adania de Queiroz, no 3º Distrito Policial.
O cachorro recebeu cuidados da Secretaria de Proteção e Bem-Estar de Sumaré e foi levado para uma clínica parceira, onde será internado até se recuperar.
Segundo o boletim de ocorrência, um vizinho subiu no telhado para fazer reparos e descobriu os gatos mortos e um cão amarrado em condições de saúde precárias.
A Polícia Militar compareceu ao local, mas encontrou a casa fechada. Os vizinhos informaram que a antiga moradora havia se mudado em dezembro de 2022 e que ocasionalmente voltava para alimentar os animais deixados para trás.
No entanto, eles afirmaram que não a viam na propriedade há cerca de três meses. A polícia entrou na casa e encontrou dois gatos mortos dentro de um jardim de inverno.
Os policiais também encontraram uma casinha de cachorro com as entradas bloqueadas por uma caixa de refrigerantes. Ao removê-las, encontraram mais dois gatos, e dentro de um sapateira, mais um gato, todos mortos.
Além disso, na sala da casa havia uma gaiola com duas calopsitas também mortas. O cão foi encontrado em um estado muito debilitado. Ele só estava vivo porque conseguia beber água da chuva e se alimentava de suas próprias fezes, segundo uma funcionária municipal.
Direto da Redação
Henrique Amaral – TV HORTOLÂNDIA
Emissora Rede Brasil de Televisão
Imagem: Divulgação/Prefeitura de Sumaré