O segundo caso de varíola dos macacos foi confirmado neste sábado (11) pela Secretaria de Saúde de São Paulo na cidade de Vinhedo, Região Metropolitana de Campinas.
De acordo com o órgão, o paciente de 29 anos esteve em Portugal e na Espanha, e teve os primeiros sintomas da doença enquanto ainda estava na Europa. O homem permanece isolado em casa e está sendo monitorado pela Vigilância Epidemiológica da cidade. As pessoas com quem o rapaz teve contato também estão sob monitoramento.
Segundo a pasta, o homem tem baixo risco de transmissão e está se recuperando bem. A família também encontra-se assintomática, e será monitorada por 21 dias.
MONKEYPOX NO BRASIL
A varíola dos macacos – ou Monkeypox – ainda não teve contaminações internas. Até o momento, apenas três casos foram confirmados em território nacional, sendo todos de pacientes que vieram de outros países contaminados com a doença. O terceiro caso foi confirmado na noite de ontem (12), em Porto Alegre (RS). O paciente de 51 anos chegou ao país após uma viagem a Portugal, e a Secretaria Estadual de Saúde prontamente notificou o governo federal.
Direto da Redação
Henrique Amaral – TV HORTOLÂNDIA
Emissora Rede Brasil de Televisão
Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil