Censo 2022 segue atrasado em Hortolândia e Sumaré

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) encerra a etapa nacional de coleta de dados do Censo 2022 nesta terça-feira. No entanto, em Sumaré e Hortolândia, cidades da Região do Polo Têxtil que estão com o recenseamento atrasado, a pesquisa continuará.

– FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)

Segundo a coordenação do Censo nas duas cidades, 15,7 mil residências em Sumaré e 9,6 mil em Hortolândia estão contabilizadas como proprietários ausentes ou que se recusaram a dar entrevista. Isso representa 16% e 11,9%, respectivamente, do total de domicílios.

Houve um aumento de ausentes e recusas em Sumaré porque a equipe finalizou a listagem de todos os setores e agora está verificando se as unidades supostamente sem moradores foram cadastradas erroneamente.

Americana tem 4.275 domicílios sem entrevista, Nova Odessa tem 1.069 e Santa Bárbara d’Oeste, 2.874. As três cidades já atingiram a meta de pelo menos 95%, mas haverá um esforço de tentar ampliar a porcentagem. Os dados desses municípios entrarão agora em etapa de finalização e entrega.

O IBGE informou que o recenseamento terminará nesta terça-feira em todo o Brasil e que em março será feito um trabalho de apuração para a divulgação dos resultados no fim de abril. No entanto, em algumas áreas específicas, como Sumaré e Hortolândia, será feito um trabalho para verificação dos domicílios que não responderam pela ausência dos moradores.

Nacionalmente, os estados de Amapá, Roraima e São Paulo são os mais atrasados no recenseamento. É importante ressaltar que o cidadão que não responder ao Censo pode ser multado em até dez salários mínimos.

Direto da Redação
Henrique Amaral – TV HORTOLÂNDIA
Emissora Rede Brasil de Televisão

Compartilhe com um amigo: