Cerca de 4,5 mil bares e restaurantes da região de Campinas fecharam durante a pandemia

Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

Um estudo da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes da Região Metropolitana de Campinas (Abrasel RMC), realizada junto aos associados entre 7 e 13 de julho, mostrou que cerca de 4,5 mil bares e restaurantes da região fecharam durante a pandemia.

O número de funcionários demitidos no setor também é preocupante: foram 22 mil demitidos, cerca de 36,8% dos postos de trabalho na região. Segundo a Abrasel RMC os empresários estimam que o percentual pode aumentar nas próximas semanas para 50,4% caso os estabelecimentos continuem fechados.

O conselho da Abrasel RMC, formado por cerca de 20 empresários e representantes do Sinhotel (Sindicato dos Empregados no Comércio Hoteleiro de Campinas e Região) se reuniu nesta terça-feira (14/07) com o prefeito de Campinas e presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Jonas Donizette.

Na ocasião, foram apresentados os números de demissões e negócios fechados. O setor reivindicou ao prefeito a urgência da reabertura dos estabelecimentos, como vem ocorrendo em grande parte do Brasil e do estado, de forma criteriosa e com amplo período de atendimento ao público, para evitar aglomerações.

Compartilhe com um amigo: