Com radares, Hortolândia zera mortes no trânsito em fevereiro

O início do funcionamento dos radares de fiscalização do trânsito e as medidas de segurança viária adotadas pela Prefeitura de Hortolândia, desde 2017, contribuíram para a cidade não registrar mortes no trânsito no mês de fevereiro deste ano. É a primeira vez, desde 2015, que a cidade deixa de aparecer nas estatísticas com mortes no trânsito no segundo mês do ano. 

No mês de fevereiro de 2015 foram registradas duas mortes. Em fevereiro 2016, também houve o registro de duas mortes no trânsito. Em fevereiro de 2017, Hortolândia registrou novamente duas vítimas fatais no trânsito. Em fevereiro de 2018, ocorreu uma morte no trânsito da cidade. O dado é do Sistema de Informações de Acidentes de Trânsito (Infosiga-SP). 

 “Mesmo com as festas de Carnaval, passamos o mês de fevereiro sem registrar nenhum acidente de trânsito com vítima na cidade. Apenas Hortolândia e Valinhos, de todas as cidades da região, conseguiram este feito. A preservação das vidas mostra que as ações de segurança viária, principalmente a retomada do uso dos radares para fiscalizar o trânsito, foram importantes para o município. Continuaremos implantando novas medidas de segurança viária para salvar mais vidas”, observa o secretário de Mobilidade Urbana, Atílio André Pereira.

A Prefeitura desenvolve ações para ampliação da segurança viária. Além da implantação dos radares, em funcionamento desde o dia 21 de janeiro deste ano, é realizado o reforço na sinalização de trânsito em ruas próximas a escolas e nas vias mais movimentadas, trabalho realizado em parceria com o Detran (Departamento Estadual de Trânsito). A Prefeitura também instalou painéis eletrônicos móveis, um na avenida da Emancipação e outro na avenida Santana que exibem, por meio de luzes de LED na cor laranja, mensagens de orientação para motoristas. 

De acordo com a secretaria de Mobilidade Urbana, são 38 pontos de fiscalização eletrônica, instalados em 12 vias, entre elas, as três avenidas com o maior número de acidentes (Santana, Emancipação e Olívio Franceschini), registrados durante estudo realizado para implantação dos dispositivos. Além da velocidade, em alguns pontos de fiscalização, os radares flagram o avanço do sinal vermelho e a parada dos veículos sobre a faixa de pedestres.

MULTA EDUCATIVA

Os radares de Hortolândia começaram a fiscalizar no dia 21 de janeiro, por meio de multas educativas. Somente no dia 21 de fevereiro, um mês depois do início de operação, os equipamentos passaram a multar os motoristas que cometem infrações no trânsito.

“Nós resolvemos dar um mês para os motoristas se adaptarem aos dispositivos. A intenção da instalação dos radares não é multar e sim preservar a segurança viária, por isso, durante um mês, apenas alertamos os motoristas infratores sem cobrar multas”, explica Pereira. 

NÚMEROS

Durante o período de testes dos radares, uma semana antes dos dispositivos começarem a funcionar, 3.507 veículos trafegaram acima do limite de velocidade nos pontos com radar. Já no primeiro dia de operação dos equipamentos, foram 994 veículos acima da velocidade permitida; os números representam 72% menos infratores em relação ao período de testes. Os motoristas que avançaram o farol vermelho também: foram 1.658 flagrantes no período de testes contra 241 no primeiro dia de operação; queda de 85% neste tipo de infração.

SEGURANÇA VIÁRIA

As ações de segurança viária em Hortolândia integram o PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento), conjunto de mais de 100 obras e serviços que a Administração Municipal realizará para reestruturar o sistema viário, modernizar a cidade, gerar emprego e renda, com sustentabilidade e planejamento.

CONFIRA AS VIAS COM RADAR 

Os aparelhos funcionam nas seguintes vias: rua Nelson Pereira Bueno (Remanso Campineiro); Estrada Municipal Carlos Roberto Prataviera (Em frente ao cemitério); Av. da Emancipação; Av. Olívio Franceschini, Av. Santana (Jd. Amanda); Av. São Francisco de Assis (Vila Real); Av. Thereza Ana Cecon Breda (Vila Real); Av. Brasil (Jd. Amanda); Estrada Municipal Sabina Batista de Camargo (região do Jd. Novo Ângulo e Carmem Cristina); e rua Augusto dos Anjos (Jd. Amanda); rua Luiz Camilo de Camargo (região Central); e rua Otaviano de Figueiredo Breda (Loteamento Adventista Campineiro).

Fonte: Prefeitura Municipal De Hortolândia

Compartilhe com um amigo: