Na Lagoa do Taquaral, em Campinas, 20 quiosques estão acumulando prejuízos há quase um mês, desde o fechamento do parque e a interdição de parte da avenida que fica no entorno.
– FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
A Lagoa do Taquaral é um ponto importante de lazer e turismo na cidade. O parque foi fechado em 24 de janeiro, depois que uma árvore caiu e matou uma menina de 7 anos e feriu uma mulher de 27 anos. Como medida preventiva, todos os parques e bosques da cidade foram fechados. A parte da Avenida Heitor Penteado onde estão os quiosques também foi interditada por recomendação do ministério público.
Nove dos 25 parques e bosques foram reabertos, mas a Lagoa do Taquaral não entrou na lista. Um laudo da Prefeitura apontou a necessidade de extrair 181 árvores, trabalho que ainda não foi concluído. Para os comerciantes, a situação financeira está cada vez mais difícil à medida que o trabalho continua suspenso, com contas vencendo, produtos estragando e funcionários sem trabalho.
Os comerciantes concordam com a necessidade de garantir a segurança em relação às árvores e pedem apenas uma definição de data para voltar a trabalhar.
COMUNICADO DA PREFEITURA
A Prefeitura de Campinas informou que não está cobrando a taxa de uso do solo dos permissionários enquanto eles estiverem impossibilitados de trabalhar, e que está trabalhando na poda e remoção das árvores que oferecem risco.
O órgão ainda destacou que só poderá reabrir o parque quando não houver mais risco nenhum para os moradores, e que não há previsão de reabertura no momento.
Direto da Redação
Henrique Amaral – TV HORTOLÂNDIA
Emissora Rede Brasil de Televisão
Imagem ilustrativa: PMC/Divulgação